CONSTRUÇÕES DE DIÁLOGOS E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO – ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARQUEOLOGIA PÚBLICA
Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre Divulgação Científica, Educação Patrimonial e Arqueologia Pública. Muitas vezes tratados como sinônimos, os termos referem-se a campos práticos e teóricos distintos que dialogam com as práticas arqueológicas. Com isso em mente, e não com a intenção de esgotar o tema, o artigo procurará traçar o surgimento de tais termos no Brasil e em âmbito internacional, e, trazer uma breve apresentação dos conceitos, investigando seus usos ao longo das últimas décadas em países onde foram cunhados, como nos Estados Unidos e Grã-Bretanha. Abstract: This article aims to present some thoughts about Scientific Dissemination, Heritage Education, and Public Archaeology. Often treated as synonymous, such terms refer to distinct practical and theoretical fields which substantially dialogue with archaeological practices. With that in mind, and not intent on exhausting the topic, the article will seek to trace the emergence of such proposals in Brazil and internationally, and to render a brief presentation of the concepts by investigating their uses over the past decades in countries where they were coined, as in the United States and Great Britain.Downloads
Referências
ALTSCHUL, J. H. Alternative methods of disseminating archaeological findings from CRM contexts: examples from the American Southwest. Archeologia e Calcolatori, n. 13, p. 179-186, 2002.
BEZERRA, M. “As moedas dos índios”: um estudo de caso sobre os significados do patrimônio arqueológico para os moradores da Vila de Joanes, ilha de Marajó, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas, Belém, v. 6, n. 1, p. 57-70, jan.- abr., 2011.
CARVALHO, A. V. Nota de atividades: Laboratório de Arqueologia Pública. História e-História, v. 11/01/2011, p. 1-4, 2011.
CARVALHO, A. V; FUNARI, P. P. A. As possibilidades da Arqueologia Pública. História e-História, v. 24/03/2009, p. 1-7, 2009.
CARVALHO, A. V; MENEZES, V. H. S. Práticas em Arqueologia Pública: considerações acerca do projeto “LAP com as Escolas”. Revista Arqueologia Pública. Edição Especial – ANAIS I Semana de Arqueologia - “Arqueologia e Poder”, p. 1-17, 2013.
FERNANDES, T. C. Vamos criar um sentimento?! Um olhar sobre a Arqueologia Pública no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
FERREIRA, L. M. Essas coisas não lhe pertencem: relações entre legislação arqueológica, cultura material e comunidades. Revista Arqueologia Pública, n.07, p. 87-106, 2013.
FUNARI, P. P. A. Arqueologia. São Paulo: Contexto, 2006.
FUNARI, P. P. A; CARVALHO, A. V. “Patrimônio e Diversidade: algumas questões para reflexão”. In FUNARI, P. P. A.; CARVALHO, A. V. (Org.) Patrimônio Cultural, Diversidade e Comunidades. Primeira Versão, IFCH/Unicamp, 2011.
FUNARI, P. P. A; PELEGRINI, S. C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FUNARI, P. P. A; ROBRAHN-GONZALEZ, E. M. Ética, Capitalismo e Arqueologia Pública no Brasil. Editorial Arqueologia Pública, n. 01, p. 1. 2006.
GRUNBERG, E. Educação Patrimonial — Utilização dos Bens Culturais como Recursos Educacionais. MUSEOLOGIA Social, Porto Alegre: Unidade Editoral, p. 95-110, 2000.
GRUNBERG, E. Educação Patrimonial: Trajetórias. In: BARRETO, E.; BEZERRA, M; CAIXETA, M.J. (Org.), Patrimônio Cultural e Educação: artigos e resultados. Goiânia, 2008.
HOLTORF, C. Archaeology is a Brand! The Meaning of Archaeology in Contemporary Popular Culture. Oxford|Walnut Creek, California, Archaeopress|Left Coast Press, 2007.
MAGALHÃES, L.H. Educação Patrimonial: uma análise conceitual. In: II Encontro Cidades Novas - A Construção De Políticas Patrimoniais: Mostra de Ações Preservacionistas de Londrina, Região Norte do Paraná e Sul do País. Londrina, p. 1-17, 2009.
ORSER, Charles Jr. Introdução à Arqueologia Histórica. Oficina de livros, Belo Horizonte, 1992.
RICHARDSON, L. A Digital Public Archaeology?. Papers from the Institute of Archaeology, 23(1), 10, p. 1-12, 2013.
SALAMÃO, A. A.; ROSSI, A. V.; ALVES, A. S.; SHIMAMOTO, G. G.; FAVARO, M. M. AM; COELHO, T. B. Iniciação Científica Júnior: experimentação e pesquisa integrando o ensino médio e a universidade. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.
SCHIAVETO, S. N. O.; GILAVERTE, A. P.; ANDRADE, D. S. Projeto Arqueologia e Educação: um olhar para o passado da região de Poços de Caldas. Revista Arqueologia Pública, Unicamp, nº. 07, 2013.
SCHWANZ, A. K. Educação Patrimonial- A pedagogia política do esquecimento?. Cadernos de LEPAARQ (UFPEL), v. III, p. 25-41, 2006.
SILVA, H. C. O que é Divulgação Científica? Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dez., 2006.
SOUZA, F. C. A. "Educação Patrimonial e Arqueologia Pública: A importância do registro oral para a preservação do Patrimônio". In: MACHADO, G.; SOUZA, F. C. A.; STEINBACJ, J. (Org.) Educação Patrimonial e Arqueologia Pública: experiências e desafios. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2013.
TAMANINI, E. “Educação em museus como anúncio e resistência popular: o desafio da construção de política pública”. In MACHADO, G.; SOUZA, F. C. A.; STEINBACJ, J. (Org.) Educação Patrimonial e Arqueologia Pública: experiências e desafios. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2013.
TEGA, G.; CAMARGO, V. R. T.; CARVALHO, A. V.; FUNARI, P. P. A; FERREIRA, M. B. R. Ações do projeto Arqueologia e Divulgação Científica – Diálogos e Saberes: site e documentário. Revista Arqueologia Pública, Unicamp, n. 07, 2013.
VALERA, A. C. A divulgação do conhecimento em Arqueologia: reflexões em torno de fundamentos e experiências. Praxis ARCHAEOLOGICA, v. 3, p. 9-23, 2008.
VOGT, C.; CERQUEIRA, N.; KANASHIRO, M. Divulgação e Cultura Científica. ComCiência, n. 100, 2008.
ZAMBONI, L. M. S. Heterogeneidade e subjetividade no discurso da divulgação científica. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 1997.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.