CONSTRUÇÕES DE DIÁLOGOS E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO – ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARQUEOLOGIA PÚBLICA

  • Victor Henrique Silva Menezes (Unicamp) Universidade de Campinas
  • Thiago Amaral Biazotto (Unicamp) Universidade de Campinas
  • Gabriela Souza Morais (Unicamp) Universidade de Campinas
  • Patrícia Pompeu (Unicamp) Universidade de Campinas
  • Ana Lídia Marques Monteiro (Unicamp) Universidade de Campinas
  • Aline Vieira Carvalho (Unicamp) Universidade de Campinas
Palavras-chave: Arqueologia, Patrimônio, Educação

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre Divulgação Científica, Educação Patrimonial e Arqueologia Pública. Muitas vezes tratados como sinônimos, os termos referem-se a campos práticos e teóricos distintos que dialogam com as práticas arqueológicas. Com isso em mente, e não com a intenção de esgotar o tema, o artigo procurará traçar o surgimento de tais termos no Brasil e em âmbito internacional, e, trazer uma breve apresentação dos conceitos, investigando seus usos ao longo das últimas décadas em países onde foram cunhados, como nos Estados Unidos e Grã-Bretanha. Abstract: This article aims to present some thoughts about Scientific Dissemination, Heritage Education, and Public Archaeology. Often treated as synonymous, such terms refer to distinct practical and theoretical fields which substantially dialogue with archaeological practices. With that in mind, and not intent on exhausting the topic, the article will seek to trace the emergence of such proposals in Brazil and internationally, and to render a brief presentation of the concepts by investigating their uses over the past decades in countries where they were coined, as in the United States and Great Britain.

Biografia do Autor

Victor Henrique Silva Menezes, (Unicamp) Universidade de Campinas
Graduando em História pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Atualmente é pesquisador colaborador e estagiário do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/Nepam/Unicamp), editor-júnior do blog Laboratório Virtual de Arqueologia Pública, integra o conselho técnico da Revista Arqueologia Pública e atua como produtor do programa "Diálogo Sem Fronteira" da RTV Unicamp, apresentado pelo Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari.
Thiago Amaral Biazotto, (Unicamp) Universidade de Campinas
Graduando em História pela Unicamp. Bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq. Atuou como estagiário do LAP/NEPAM/Unicamp entre os meses de agosto de novembro de 2013.
Gabriela Souza Morais, (Unicamp) Universidade de Campinas
Graduanda em História pela Unicamp. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Atuou como estagiária do LAP/NEPAM/Unicamp entre os meses de agosto de novembro de 2013
Patrícia Pompeu, (Unicamp) Universidade de Campinas
Graduanda em História pela Unicamp. Atuou como estagiária do LAP/NEPAM/Unicamp entre os meses de agosto de novembro de 2013.
Ana Lídia Marques Monteiro, (Unicamp) Universidade de Campinas
Graduanda em História pela Unicamp. Bolsista de Iniciação Científica CNPp. Atuou como estagiária do LAP/NEPAM/Unicamp entre os meses de agosto de novembro de 2013.
Aline Vieira Carvalho, (Unicamp) Universidade de Campinas
Pesquisadora do NEPAM/UNICAMP, coordenadora associada do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), e, coordenadora do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/NEPAM/UNICAMP). 

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Publicado
2014-03-14
Como Citar
Silva Menezes, V. H., Biazotto, T. A., Morais, G. S., Pompeu, P., Monteiro, A. L. M., & Carvalho, A. V. (2014). CONSTRUÇÕES DE DIÁLOGOS E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO – ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARQUEOLOGIA PÚBLICA. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 11(21), 123-137. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v11i21.3139
Seção
Artigos