CONSTRUÇÕES DE DIÁLOGOS E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO – ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARQUEOLOGIA PÚBLICA

  • Victor Henrique Silva Menezes (Unicamp) Universidade de Campinas
  • Thiago Amaral Biazotto (Unicamp) Universidade de Campinas
  • Gabriela Souza Morais (Unicamp) Universidade de Campinas
  • Patrícia Pompeu (Unicamp) Universidade de Campinas
  • Ana Lídia Marques Monteiro (Unicamp) Universidade de Campinas
  • Aline Vieira Carvalho (Unicamp) Universidade de Campinas
Palavras-chave: Arqueologia, Patrimônio, Educação

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre Divulgação Científica, Educação Patrimonial e Arqueologia Pública. Muitas vezes tratados como sinônimos, os termos referem-se a campos práticos e teóricos distintos que dialogam com as práticas arqueológicas. Com isso em mente, e não com a intenção de esgotar o tema, o artigo procurará traçar o surgimento de tais termos no Brasil e em âmbito internacional, e, trazer uma breve apresentação dos conceitos, investigando seus usos ao longo das últimas décadas em países onde foram cunhados, como nos Estados Unidos e Grã-Bretanha. Abstract: This article aims to present some thoughts about Scientific Dissemination, Heritage Education, and Public Archaeology. Often treated as synonymous, such terms refer to distinct practical and theoretical fields which substantially dialogue with archaeological practices. With that in mind, and not intent on exhausting the topic, the article will seek to trace the emergence of such proposals in Brazil and internationally, and to render a brief presentation of the concepts by investigating their uses over the past decades in countries where they were coined, as in the United States and Great Britain.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Henrique Silva Menezes, (Unicamp) Universidade de Campinas
Graduando em História pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Atualmente é pesquisador colaborador e estagiário do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/Nepam/Unicamp), editor-júnior do blog Laboratório Virtual de Arqueologia Pública, integra o conselho técnico da Revista Arqueologia Pública e atua como produtor do programa "Diálogo Sem Fronteira" da RTV Unicamp, apresentado pelo Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari.
Thiago Amaral Biazotto, (Unicamp) Universidade de Campinas
Graduando em História pela Unicamp. Bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq. Atuou como estagiário do LAP/NEPAM/Unicamp entre os meses de agosto de novembro de 2013.
Gabriela Souza Morais, (Unicamp) Universidade de Campinas
Graduanda em História pela Unicamp. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Atuou como estagiária do LAP/NEPAM/Unicamp entre os meses de agosto de novembro de 2013
Patrícia Pompeu, (Unicamp) Universidade de Campinas
Graduanda em História pela Unicamp. Atuou como estagiária do LAP/NEPAM/Unicamp entre os meses de agosto de novembro de 2013.
Ana Lídia Marques Monteiro, (Unicamp) Universidade de Campinas
Graduanda em História pela Unicamp. Bolsista de Iniciação Científica CNPp. Atuou como estagiária do LAP/NEPAM/Unicamp entre os meses de agosto de novembro de 2013.
Aline Vieira Carvalho, (Unicamp) Universidade de Campinas
Pesquisadora do NEPAM/UNICAMP, coordenadora associada do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), e, coordenadora do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/NEPAM/UNICAMP). 

Referências

ALTSCHUL, J. H. Alternative methods of disseminating archaeological findings from CRM contexts: examples from the American Southwest. Archeologia e Calcolatori, n. 13, p. 179-186, 2002.

BEZERRA, M. “As moedas dos índios”: um estudo de caso sobre os significados do patrimônio arqueológico para os moradores da Vila de Joanes, ilha de Marajó, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas, Belém, v. 6, n. 1, p. 57-70, jan.- abr., 2011.

CARVALHO, A. V. Nota de atividades: Laboratório de Arqueologia Pública. História e-História, v. 11/01/2011, p. 1-4, 2011.

CARVALHO, A. V; FUNARI, P. P. A. As possibilidades da Arqueologia Pública. História e-História, v. 24/03/2009, p. 1-7, 2009.

CARVALHO, A. V; MENEZES, V. H. S. Práticas em Arqueologia Pública: considerações acerca do projeto “LAP com as Escolas”. Revista Arqueologia Pública. Edição Especial – ANAIS I Semana de Arqueologia - “Arqueologia e Poder”, p. 1-17, 2013.

FERNANDES, T. C. Vamos criar um sentimento?! Um olhar sobre a Arqueologia Pública no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

FERREIRA, L. M. Essas coisas não lhe pertencem: relações entre legislação arqueológica, cultura material e comunidades. Revista Arqueologia Pública, n.07, p. 87-106, 2013.

FUNARI, P. P. A. Arqueologia. São Paulo: Contexto, 2006.

FUNARI, P. P. A; CARVALHO, A. V. “Patrimônio e Diversidade: algumas questões para reflexão”. In FUNARI, P. P. A.; CARVALHO, A. V. (Org.) Patrimônio Cultural, Diversidade e Comunidades. Primeira Versão, IFCH/Unicamp, 2011.

FUNARI, P. P. A; PELEGRINI, S. C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

FUNARI, P. P. A; ROBRAHN-GONZALEZ, E. M. Ética, Capitalismo e Arqueologia Pública no Brasil. Editorial Arqueologia Pública, n. 01, p. 1. 2006.

GRUNBERG, E. Educação Patrimonial — Utilização dos Bens Culturais como Recursos Educacionais. MUSEOLOGIA Social, Porto Alegre: Unidade Editoral, p. 95-110, 2000.

GRUNBERG, E. Educação Patrimonial: Trajetórias. In: BARRETO, E.; BEZERRA, M; CAIXETA, M.J. (Org.), Patrimônio Cultural e Educação: artigos e resultados. Goiânia, 2008.

HOLTORF, C. Archaeology is a Brand! The Meaning of Archaeology in Contemporary Popular Culture. Oxford|Walnut Creek, California, Archaeopress|Left Coast Press, 2007.

MAGALHÃES, L.H. Educação Patrimonial: uma análise conceitual. In: II Encontro Cidades Novas - A Construção De Políticas Patrimoniais: Mostra de Ações Preservacionistas de Londrina, Região Norte do Paraná e Sul do País. Londrina, p. 1-17, 2009.

ORSER, Charles Jr. Introdução à Arqueologia Histórica. Oficina de livros, Belo Horizonte, 1992.

RICHARDSON, L. A Digital Public Archaeology?. Papers from the Institute of Archaeology, 23(1), 10, p. 1-12, 2013.

SALAMÃO, A. A.; ROSSI, A. V.; ALVES, A. S.; SHIMAMOTO, G. G.; FAVARO, M. M. AM; COELHO, T. B. Iniciação Científica Júnior: experimentação e pesquisa integrando o ensino médio e a universidade. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.

SCHIAVETO, S. N. O.; GILAVERTE, A. P.; ANDRADE, D. S. Projeto Arqueologia e Educação: um olhar para o passado da região de Poços de Caldas. Revista Arqueologia Pública, Unicamp, nº. 07, 2013.

SCHWANZ, A. K. Educação Patrimonial- A pedagogia política do esquecimento?. Cadernos de LEPAARQ (UFPEL), v. III, p. 25-41, 2006.

SILVA, H. C. O que é Divulgação Científica? Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1, dez., 2006.

SOUZA, F. C. A. "Educação Patrimonial e Arqueologia Pública: A importância do registro oral para a preservação do Patrimônio". In: MACHADO, G.; SOUZA, F. C. A.; STEINBACJ, J. (Org.) Educação Patrimonial e Arqueologia Pública: experiências e desafios. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2013.

TAMANINI, E. “Educação em museus como anúncio e resistência popular: o desafio da construção de política pública”. In MACHADO, G.; SOUZA, F. C. A.; STEINBACJ, J. (Org.) Educação Patrimonial e Arqueologia Pública: experiências e desafios. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2013.

TEGA, G.; CAMARGO, V. R. T.; CARVALHO, A. V.; FUNARI, P. P. A; FERREIRA, M. B. R. Ações do projeto Arqueologia e Divulgação Científica – Diálogos e Saberes: site e documentário. Revista Arqueologia Pública, Unicamp, n. 07, 2013.

VALERA, A. C. A divulgação do conhecimento em Arqueologia: reflexões em torno de fundamentos e experiências. Praxis ARCHAEOLOGICA, v. 3, p. 9-23, 2008.

VOGT, C.; CERQUEIRA, N.; KANASHIRO, M. Divulgação e Cultura Científica. ComCiência, n. 100, 2008.

ZAMBONI, L. M. S. Heterogeneidade e subjetividade no discurso da divulgação científica. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 1997.

Publicado
2014-03-14
Como Citar
Silva Menezes, V. H., Biazotto, T. A., Morais, G. S., Pompeu, P., Monteiro, A. L. M., & Carvalho, A. V. (2014). CONSTRUÇÕES DE DIÁLOGOS E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO – ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARQUEOLOGIA PÚBLICA. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 11(21), 123-137. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v11i21.3139
Seção
Artigos