A QUESTÃO RACIAL NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO - LEI 10639/03, O SERVIÇO SOCIAL E A ACADEMIA
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo subsidiar a discussão que se tem feito a respeito da não concretização dos direitos garantidos pela Lei 10639/03, analisar a origem das relações étnicas raciais desiguais, apresentando o Assistente Social como figura que tem em seu código de ética os fundamentos para atuar ao lado de movimentos sociais, bem como o combate a qualquer tipo de preconceito, e o papel da academia na formação de profissionais que iram colocar esta e outras políticas públicas em pratica.Abstract: This following work has the objective of subsidize the discussion that has been made about the non-concretization of the rights guaranteed by the Law 10639/03, to analyze the origin of the unequal ethnic relations, presenting the Social Worker as a character that has in their ethics code the foundations to act beside the social movements, and to combat any kind of prejudice, and the role of the academy on the formation of the professionals that will put this and others public policies into practice.Downloads
Referências
CFESS. Código de ética do/a Assistente Social.Brasília: CFESS. 1997.
FREYRE, G. Casa-Grande & Senzala. 34ª ed.Rio de Janeiro: Record 1998.
GUIMARÃES, A. Pelotas tem maior população negra do interior. Diário Popular. Pelotas, 19 nov. 2006.
GUTIERREZ, E. Negros, Charqueadas & Olarias:um estudo sobre o espaço pelotense. Pelotas: UFPEL, 2001.
KÜHN, F. Breve história do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Leitura XXI, 2011.
ORTIZ, R. Cultura Brasileira e Identidade Nacional.São Paulo: Brasiliense, 2006.
SENADO. Constituição Federal de 1988. Portal Senado Federal, Brasília, 06 ago. 2013. Disponível em <http://www.senado.gov.br/legislacao/const>. Acesso em: 08/10/2013.
SILVA, M. O. S. (ed.).Política habitacional brasileira.São Paulo: Cortez, 1989.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.