DIFERENTES TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ARTE NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

  • Diego Schmitz UFPEL
  • Paula Lima Pacheco
  • Rosemar Gomes Lemos
Palavras-chave: Comportamentos, Ensino da Arte, Meio Ambiente, Arte-educação

Resumo

Resumo: O presente trabalho trata de uma experiência realizada através de oficinas didático-pedagógicas em duas Instituições Públicas, sendo uma de ensino e outra assistencial, especificamente uma escola municipal de ensino fundamental e uma Casa Lar para Menores. A investigação realizada foi do tipo pesquisa-ação. Os autores levando em consideração o pensamento de teóricos da área de educação verificaram e analisaram os diferentes comportamentos observados no processo de ensino-aprendizagem nas duas instituições a partir do público-alvo envolvido. Os graduandos tiveram por referência alguns teóricos abordados, especialmente, nas disciplinas de Pedagogia e Arte-educação, do Curso de Artes Visuais Licenciatura.Abstract: This paper deals with an experiment carried out through didactic and educational workshops in two public institutions, one of education and other assistencialist, specifically a municipal elementary school and a House for Children. The investigation-type was the action-research type. The authors considering the thought of the theoretical area of education verified and analyzed the different behaviors observed in the teaching-learning process in two institutions from the audience involved. The theoretical reference for graduate had addressed, especially in the disciplines of Education and Arts Education, the School of Visual Arts Degree.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A COR DA CULTURA. Disponível em <http://www.acordacultura.org.br>. Acesso em 20/10/2013.

A COR DA CULTURA. Modos de Ver. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho: Saberes e Fazeres, v. 1, p. 88-103, 2006.

A COR DA CULTURA. Modos de Sentir. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho: Saberes e Fazeres, v. 2, 2006.

A COR DA CULTURA. Modo de Interagir. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho: Saberes e Fazeres, v. 3, 2006.

ILHA DAS FLORES, A. Direção: Jorge Furtado. Brasil: Casa de Cinema de Porto Alegre, 13min., 1989.

ALVES, R. Conversas Com Quem Gosta De Ensinar. São Paulo: Cortez, 1984.

DUARTE JÚNIOR, J. F. Por que Arte-Educação? Campinas: Papirus, 1983.

ESCOLA INTERATIVA. Arte em Estudo. Disponível em <http://goo.gl/6FKujA>. Acesso em 10/10/2013.

FREIRE, M. Sinais do Corpo. Diálogos Corporificados, n. 7, ano 3, jul. 2000. Disponível em <http://www.pedagogico.com.br/info7a3.html>. Acesso em 10/10/2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997b.

QUIXOTE RECICLADO. Roteiro: Philippe Henry. Disponível em <http://youtu.be/DCvOockZlrI>. Acesso em

/10/2013.

WALL-E. Direção: Andrew Stanton. Produção: Jim Morris. EUA: Disney, 98 min., 2008.

Publicado
2014-10-03
Como Citar
Schmitz, D., Lima Pacheco, P., & Gomes Lemos, R. (2014). DIFERENTES TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ARTE NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 11(22), 436-447. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v11i22.3339
Seção
Dossiê Escravidão, Resistência e Pós-abolição