RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Resumo
Resumo: Este artigo aborda questões relacionando a Antropologia Jurídica e a Antropologia da Religião, criando uma conexão entre estas áreas por meio da temática religiosa. Este tema se insere em uma discussão mais ampla sobre a relação entre o Estado-Nação e a liberdade religiosa, em que o Estado a partir do principio da laicidade, assume o papel de regulador da diversidade das manifestações religiosas, operando a partir de determinadas noções do que é religião, que não necessariamente são apresentadas de forma explícita. Assim, adota-se como objeto de estudo as diversas manifestações de intolerância em relação às religiões afro-brasileiras dentro do campo religioso como em relação ao espaço público e os aparatos do Estado. O motivo de o meu estudo ter como foco a intolerância religiosa foi trazer para a pesquisa acadêmica a importância da interface entre o estudo antropológico e o campo jurídico, a partir da elucidação dos conflitos do campo afro-religioso.Abstract: This article discusses issues relating to Legal Anthropology and the Anthropology of Religion, creating a connection between these areas through religious theme. This theme is part of a broader discussion about the relationship between the nation state and religious freedom in the state from the principle of secularism, assumes the role of regulator of the diversity of religious expression, operating from certain notions of what is religion, which is not necessarily given explicitly. Thus, if adopted as the object of studying the various manifestations of intolerance towards African - Brazilian religions in the religious field and in relation to public space and state apparatuses. The reason for my study has focused on religious intolerance was to bring academic research the importance of the interface between the anthropological study and the legal field, from the elucidation of conflicts of african - religious field.Downloads
Referências
ÁVILA, C.S. A princesa batuqueira: etnografia sobre a interface entre o movimento negro e as religiões de matriz africana em Pelotas/RS. 2011. 190f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
BASTIDE, R. Os deuses no exílio. IN: BASTIDE, R. As Américas negras: as civilizações africanas no Novo Mundo. São Paulo: Difusão Européia do Livro; EDUSP, 1974.
BASTIDE, R. Geografia das Religiões Africanas no Brasil. IN: BASTIDE, R. As Religiões Africanas no Brasil. São Paulo, Ed. Pioneira, 1985.
CORRÊA, N. O Batuque do Rio Grande do Sul - Antropologia de uma religião afro-riograndense. São Luis: Editora Cultura e Arte, 2006.
GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GIUMBELLI, E. O “Baixo Espiritismo” e a História dos Cultos Mediúnicos. Horizontes Antropológicos, PortoAlegre, ano 9, n. 19, p. 247-281, 2003.
GIUMBELLI, E. A Presença do Religioso no Espaço Público: Modalidade no Brasil. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 80-101, 2008.
KANT DE LIMA, R. “Por uma antropologia do Direito no Brasil”. Ensaios de Antropologia e de Direito. Acesso a Justiça e Processos Institucionais de Administração de Conflitos e Produção da Verdade Jurídica em uma perspectiva comparada. Rio de Janeiro: Ed. Lúmen Iuris, 2009
MAGGIE, Y. Medo do Feitiço: relações entre magia e poderno Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992.
MARIANO, R. Pentecostaisem Ação: A Demonização dos Cultos Afro brasileiros. IN: SILVA, V.G. (Org.). Intolerância Religiosa: Impactos do Neopentecostalismo no Campo Religioso Afro-Brasileiro. São Paulo: EDUSP,2007, p. 119 – 148.
MONTERO, P. Religião, Pluralismo e Espaço Público no Brasil. Revista Novos Estudos, São Paulo, CEBRAP, n.74, p. 47- 65, 2006.
ORO, A.P. Intolerância Religiosa Iurdiana e Reações Afro no Rio Grande do Sul. IN: SILVA, V.G. (Org.). Intolerância Religiosa: Impactos do Neopentecostalismo no Campo Religioso Afro-Brasileiro. São Paulo: EDUSP, 2007, p. 29 – 69.
ORO, A.P. Religiões Afro-Brasileiras do Rio Grande do Sul: Passado e Presente. Revista Estudos Afro-Asiáticos, Ano 24, nº 2, p. 345-384, 2002.
RODRIGUES, N. Ilusões da catequese no Brasil. IN: RODRIGUES, N. O animismo fetichista dos negros baianos. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Editora UFRJ, 2006.
SILVA Jr, H. Notassobre Sistema Jurídico e Intolerância Religiosa no Brasil. IN: SILVA, V.G. (Org.). Intolerância Religiosa: Impactos do Neopentecostalismo no Campo Religioso Afro-Brasileiro. São Paulo: EDUSP, 2007, p. 303 – 323.
SILVA, V.G. Prefácio ou Notícias de uma Guerra Nada Particular: Os Ataques Neopentecostais às Religioes Afro-Brasileiras. SILVA, V.G. (Org.). Intolerância Religiosa: Impactos do Neopentecostalismo no Campo Religioso Afro-Brasileiro. São Paulo: EDUSP, 2007, p. 9 – 28.
VELHO, G. Patrimônio, Negociação e Conflito. Mana, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p.237-248, abr. 2006.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.