AGOSTO NEGRO – MÊS DE CONSCIÊNCIA NEGRA “FORA DE ÉPOCA”
Resumo
Resumo: Este texto tem por objetivo relatar a experiência da realização do “Agosto Negro”, que conta com três edições na cidade de Pelotas, sendo realizadas pelo Coletivo Negada. Coletivo este que se percebe inserido em uma época onde há um sentimento de ausência de discussões mais acaloradas sobre as necessidades da comunidade negra e a necessidade do diálogo entre a comunidade externa e a universidade. Por isso constrói ações na tentativa de compartilhar um pouco do conhecimento acadêmico, adquirido pelo grupo, em atividades educacionais e culturais no mês de agosto, visando assim contribuir com a histórica luta negra na cidade de Pelotas.Abstract: This article aims at describing the completion of "Black August", which has three editions in the city of Pelotas, being held by the Collective Negada. This collective is perceived inserted in an era where there is a feeling of absence of more heated discussions about the needs of the black community and the need for dialogue between the university and the external community. So build actions in an attempt to share some of the academic knowledge acquired by the group in educational and cultural activities in the month of August, thus aiming to contribute to the historic black struggle in the city of Pelotas.Referências
COLETIVO NEGADA. Disponível em: <http://coletivo-negada.blogspot.com.br/>. Acesso em 18 de janeiro de 2014.
COLETIVO TRANCA RUA. Disponível em <http://coletivotrancarua.noblogs.org/post/2011/08/08/agostonegro/ Acesso em 18 de janeiro de 2014.
LEI N° 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm> Acesso em 26 de janeiro de 2014.
DIÁRIO POPULAR. Disponível em: <http://goo.gl/oLFbfW >. Acesso em 26 de janeiro de 2014.
DIÁRIO POPULAR. Disponível em: < http://goo.gl/hWuRW8 >. Acesso em 26 de janeiro de 2014.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.