TRABALHADORES DO SETOR DOMÉSTICO NA CIDADE DO RIO GRANDE
Resumo
Resumo: Este texto versa sobre as formas de controle direcionadas aos criados de servir e as resistências dos trabalhadores frente às leis que regulavam suas vidas e trabalho, tomando como cenário a cidade do Rio Grande, no final do século XIX.Abstract: This paper analyzes the forms of control directed the servants to serve and the resistance of workers in the face of laws that regulated their lives and work, taking as a scenario the city of Rio Grande, in the late nineteenth century.Downloads
Referências
BAKOS, M. Regulamentos sobre o serviço dos criados: um estudo sobre o relacionamento Estado e sociedade no Rio Grande do Sul (1887-1889). Revista Brasileira de História, São Paulo, n/c, n/c, p. 94-04, 1984.
COSTA, A.P.A. Criados de Servir. Pelotas: Ed, Universitária UFPel (Coleção teses e dissertações), 2013.
COSTA, A.P.A. Criados de servir: estratégias de sobrevivência na cidade do Rio Grande (1880-1894). Pelotas, Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, UFPel, 2013.
CUNHA, O.M.G. Criadas para servir: domesticidade, intimidade e retribuição. IN: CUNHA, O.M.G; GOMES, F. (org.). Quase-cidadão: histórias e antropologias da pós-emancipação no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, p. 396-404, 2007.
GRAHAM, S. Proteção e obediência: criadas de servir e seus patrões no Rio de Janeiro 1860-1910. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
LARA, S.H. Fragmentos setecentistas: escravidão, cultura e poder na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
LIMA, H.E. Trabalho e lei para os libertos na ilha de Santa Catarina no século XIX: arranjos e contratos entre a autonomia e a domesticidade. Cadernos AEL, São Paulo, v. 14, n. 26, p. 11-45, 2009.
MATOS, M.I. Cotidiano e cultura: história, cidade e trabalho. São Paulo: EDUSC, 2002.
MATTOS, H. Das cores do silêncio: os significados da liberdade no sudeste escravista – Brasil século XIX. Riode Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
SILVA, M.C. Domésticas criadas entre textos e práticas sociais: Recife e Salvador (1870-1910). Tese (Doutorado em História) Universidade Federal da Bahia, 2011.
SOUZA, F.F. Para casa de família e mais serviços: o trabalho doméstico na cidade do Rio de Janeiro no final do século XIX. Dissertação (Mestrado em História Social) - UERJ, 2009.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.