CONTRA TIEMPO Y MATERIA: CASONA ANAUCO ARRIBA
Resumo
Resumen: La casona conocida como Anauco Arriba es la casa con declaratoria patrimonial más antigua que se conserva en la ciudad de Caracas, sobreviviente de los embates del tiempo y las acciones humanas, es historia y memoria de nuestra identidad. Con un enfoque metodológico del tipo cualitativo, interpretativo y documental, se propone un acercamiento a los procesos que propiciaron la supervivencia de estas estructuras y comprender cómo intervinieron, tanto los factores físicos como los socio-culturales. De igual modo se busca una aproximación respecto a cómo la participación y el sentido de pertenencia de la ciudadanía, es indispensable para que se ejerza el resguardo colectivo. Dotarlas de vida y propiciar su uso para lograr acuerdos que garanticen la sobrevivencia. Para asegurar su futuro se precisa su continuo mantenimiento y una gestión institucional respetuosa de sus valores patrimoniales con políticas claras y coherentes. Resumo: Anauco Arriba é a casa tombada como patrimônio cultural mais antiga preservada na cidade de Caracas. Ela é uma sobrevivente dos estragos do tempo e das ações humanas, ela é história e memória da nossa identidade. Com uma abordagem metodológica qualitativa, interpretativa e documental, este trabalho destaca os processos físicos e sócios culturais que levaram à sobrevivência dessa estrutura arquitetônica. Da mesma forma busca-se uma abordagem sobre como a participação e o sentimento de pertença dos cidadãos é essencial para o resguardo coletivo. Revitalizar a casa e promover a sua utilização é um fim necessário para alcançar acordos que garantam a sua sobrevivência. Para afiançar o seu futuro, a conservação e a gestão institucional deve ser vinculada com os valores, através de políticas públicas coerentes. Abstract: The house known, as Anauco Arriba is the oldest home equity declaration preserved in the city of Caracas, who survived the ravages of time and human actions, it is history and memory of our identity. With a methodological approach to qualitative, interpretive and documentary, a look at the processes that led to the survival of these structures and understand how they intervened proposed, both physical factors such as socio-cultural. Similarly seeks an approach on how participation and ownership of the public, it is essential to safeguard the collective is exercised. To secure their future ongoing maintenance and management of their respectful institutional heritage values with clear and coherent policies are required. Give them life and to promote their use and enjoyment by the community is vital for achieving agreements that guarantee the survival of Anauco Arriba.Referências
ARANGO, Silvia. Historia de la Arquitectura en Colombia. Bogotá: Centro Editorial y Facultad de Artes,Universidad Nacional de Colombia, 1990.
CALVINO, Italo. Las ciudades invisibles. Las ciudades y la memoria. Madrid: Editorial Siruela, 2008.
FUNDAPATRIMONIO. Anauco Arriba: 370 años de historia. In: CARACAS. Zona Patrimonial. Caracas: Alcaldía de Caracas, 2002, p. 4-5.
GASPARINi, Graziano; POSANI, Juan Pedro. Caracas a través de su Arquitectura. Caracas: Edición de Arte Armitano, 1969.
INSTITUTO de Patrimonio Cultural Quinta Anauco Arriba. In: Catálogo del Patrimonio Cultural Venezolano 2004-2007. Distrito Capital I. Municipio Libertador, 3. Caracas: IPC, 2007, p. 81-82.
MARTÍNEZ, Celia. Los nuevos planteamientos de la gestión en el ámbito urbano: Planes estratégicos y distritos culturales. Revista electrónica de Patrimonio Histórico, 2007. [Documento en línea]. Disponible en: http://www.revistadepatrimonio.es/revistas/numero1/gestion/estuos/articulo.
UNESCO, Memorandum de Viena. Patrimonio Mundial y Arquitectura Contemporánea. Gestionando el Paisaje Urbano Histórico. 2005. [Documento en línea]. Disponible en: www.patrimoniocastillayleon.org/.../MemorandumViena.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.