Contando às crianças sobre o passado no Brasil
Resumo
O artigo apresenta, numa perspectiva histórica, o tratamento do patrimônio brasileiro, utilizando-se, em sua análise, de um estudo de caso relacionado a patrimônio e estudantes no Brasil contemporâneo.Downloads
Referências
CLAIRIN, R.; BRION, Ph. Manual de muestreo, Madrid: Editorial La Muralla – Editorial Hespérides, 2001.
FERNANDES, J.R.O. Educação patrimonial e cidadania: uma proposta alternativa para o ensino de história. Memória, história, historiografia. Dossiê ensino da historia. Revista Brasileira de História, 25/26, Marco Zero, ANPUN, Vol. 13. 92/ ago. 93: 273. 1992/1993.
MONTEIRO, E.M. Antropologia e colonialismo. Os casos inglês, francês e português. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 32, vol III: 71-85, 1992.
RODRIGUES, M. De quem é o patrimônio? Um olhar sobre a prática preservacionista em São Paulo. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 24: 195-203, 1996.
RUBINO, S. O mapa do Brasil passado. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vol. 24: 97-105, 1996.
TORRES, C.A. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado. Petrópolis: Vozes, 2001.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.