Relatório do projeto de pesquisa: "Avendano Júnior - a tradição do choro em Pelotas"

  • Ana Paula Lima Silveira (UFPEL) Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Antropologia, Música, Patrimônio

Resumo

O projeto de pesquisa "Avendano Júnior: A Tradição do Choro em Pelotas" é desenvolvido sob a coordenação do Prof. Ms. Raul Costa d'Avila, do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, que percebendo a dimensão interdisciplinar do mesmo, decide realizá-lo em parceria com o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ -UFPel). Trata-se de um projeto que envolve três áreas de conhecimento, Música, Antropologia e História, tendo como foco de análise central a figura do compositor e cavaquinista Joaquim Assumpção Avendano Júnior, bem como o Grupo Musical que o acompanha, o Regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Lima Silveira, (UFPEL) Universidade Federal de Pelotas
Acadêmica do curso de Ciência Sociais, Instituto de Sociologia e Política, UFPel/RS. Estagiária do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia - LEPAARQ/UFPel. Bolsista de extensão pelo presente projeto

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 3a ed. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Ed. da UnB, 1996.

BOURDIEU, Pierre. Gostos de Classe e Estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (org.). Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1998.

BOURDIEU, Pierre. A identidade e a Representação: Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. In: BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa: DIFEL,1989.

BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao municipal. São Paulo: Ed. 34, 1998

Como Citar
Silveira, A. P. L. (1). Relatório do projeto de pesquisa: "Avendano Júnior - a tradição do choro em Pelotas". Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 1(2), 137-146. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v1i2.816
Seção
Relatórios e notícias institucionais