CACEROLAZOS NA ARGENTINA
A COBERTURA MIDIÁTICA QUE DESAFIA A TEORIA
Palavras-chave:
Mídia corporativa, Mobilizações sociais, Redes sociais
Resumo
O presente artigo analisa a cobertura da mídia corporativa argentina, representada pelo maior jornal do país, o Clarín, sobre o mais relevante dos eventos de protesto do ciclo de Cacerolazos (manifestações antigovernistas) acontecido entre 2012 e 2014. Os Cacerolazos foram um ciclo de protestos que mobilizou fundamentalmente às classes medias urbanas em rechaço ao governo da Cristina Fernández, mas que não apresentou uma pauta central à qual possibilitasse uma resposta do governo. O 8N, nome com o que ficou conhecido o protesto mais importante do ciclo, por acontecer no dia 8 de novembro (de 2012), mobilizou mais de um milhão de pessoas ao longo do país e ocorreram, também, protestos simultâneos em diversas partes do mundo. A novidade para o cenário dos movimentos sociais argentinos foi a organização dos eventos principalmente nas redes sociais (Facebook) sem a presença oficial de estruturas organizativas, como partidos políticos ou sindicatos, tipicamente os maiores articuladores de mobilizações no pais.
Publicado
2018-11-14
Seção
Artigos