RESSOCIALIZAÇÃO DE MENORES INFRATORES

UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR DA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

  • Priscila Francielle Knoop Silveira FAVENI
Palavras-chave: Menores infratores, Medidas socioeducativas, Ressocialização

Resumo

Este artigo descreve um estudo sobre as medidas socioeducativas e seus impactos na ressocialização dos menores infratores, bem como os fundamentos multidisciplinares de sua aplicação. Primeiramente, são abordados os fundamentos de aplicação dessas medidas socioeducativas, ao passo que possuem uma natureza pedagógica-educativa que visa a ressocialização do menor infrator à sociedade. Ao longo do estudo também são analisados diversos fatores que psicologicamente e socialmente contribuem para delinquência juvenil e seus diversos agentes. Por fim, foram observados os impactos das medidas socioeducativas na ressocialização desses menores infratores, bem como a importância de uma rede de apoio interdisciplinar envolvendo a família, o Estado e a sociedade para a sua efetivação.

Biografia do Autor

Priscila Francielle Knoop Silveira, FAVENI
Bacharel em Direito pela ULBRA. Pós-Graduanda em Psicologia Forense e Jurídica pela Unyleya e Pós-Graduanda em Criminologia pela FAVENI.
Publicado
2021-02-17
Como Citar
Knoop Silveira, P. F. (2021). RESSOCIALIZAÇÃO DE MENORES INFRATORES: UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR DA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. Perspectivas Sociais, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/20199