A PANDEMIA DA COVID-19
IMPLICAÇÕES ENTRE A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, NEOLIBERALISMO E OS MOVIMENTOS DE ACUMULAÇÃO DO CAPITAL
Resumo
O artigo problematiza a pandemia da COVID-19, não como um episódio sanitário isolado conforme repetido ad nauseam pelos meios de comunicação de ideário neoliberal. E sim, como parte de um cenário global de novas doenças zoonóticas irrompidas no último meio século. Argumenta-se que as causas estão relacionadas ao modelo de produção vigente, particularmente em sua versão financeiro-rentista, viabilizada pela difusão de uma racionalidade neoliberal generalizada, conforme Pierre Bourdieu. O relatório do Environment Programme da ONU indica que práticas antrópicas utilitaristas têm impactado desastrosamente o meio ambiente. A metodologia empregada consistiu em revisão bibliográfica no âmbito das ciências sociais sobre neoliberalismo, contextualizada por leituras de noticiários do atual momento pandêmico e da teoria da acumulação capitalista de Karl Marx. A partir do arcabouço teórico-epistemológico, conclui-se que o reiterado discurso dicotômico entre salvar vidas ou a economia, coaduna com o projeto hegemônico de crescimento econômico ilimitado promovido pela falsa divisão liberal entre as esferas: mercado, sociedade e natureza, permitindo desconsiderarem-se os ciclos de reprodução da vida, infligindo mazelas ao corpo social planetário, como o materializado no contexto da nova pandemia, em vista da manutenção de um fluxo histórico permanente de reprodução e acumulação do capital.Downloads
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____