Um simples doce

dar e receber o doce de Cosme e Damião no contexto do pluralismo exclusivista

  • Júlio César Tavares Dias Universidade Católica de Pernambuco
Palavras-chave: Sincretismo, Pluralismo religioso exclusivista, Campo religioso brasileiro, Marcel Mauss

Resumo

O doce de Cosme e Damião é distribuído entre o dia 27 de setembro (Dia de Cosme e Damião) e 12 de outubro (dia das crianças). Cosme e Damião foram sincretizados nas religiões afro-brasileiras com os erês (espíritos de crianças). Esses doces são ofertados como promessas, no catolicismo popular, ou como oferenda aos Orixás (entidades dos cultos afro). Nosso trabalho discute, a partir do conceito de fato social total e de magia de Marcel Mauss, a prática de dar o doce, suas origens e a atitude dos evangélicos, principalmente pentecostais, de recusá-lo; discutimos também a reconfiguração dessa prática feita pela a Igreja Universal do Reino de Deus ao distribuir doces consagrados, temendo que as crianças fiquem endemoniadas ao comer os doces de Cosme e Damião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César Tavares Dias, Universidade Católica de Pernambuco

Mestre em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Professor da EscolaTécnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos, Goiana – PE.

Referências

ARAÚJO, Maria de Almeida de. O Culto a “São Cosme E Damião” na Bahia.

BÍBLIA ANOTADA, A: edição expandida. Ed. Rev. e Expandida. São Paulo: Mundo Cristão; Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2007.

DIAS, Júlio César Tavares. As Religiões Afro-Brasileiras no Discurso da Igreja Universal do Reino de Deus: a reinvenção do Demônio. Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião. Recife: UNICAP, 2012.

DICIONÁRIO CALDAS AULETE. Versão online.

DUTRA, Daniel Rosa. Orientação aos Novos Convertidos.

FOLHA DE SÃO PAULO, 25/09/2008.

GOMES, Edlaine de Campos. Doce de Cosme e Damião: dar, receber, ou não? In: GOMES, Edlaine de Campos. Dinâmicas Contemporâneas do Fenômeno Religioso na Sociedade Brasileira. Aparecida, Idéias e Letras, 2009.

IWASHITA, Pedro. Maria e Iemanjá. Análise de um sincretismo. São Paulo: Paulinas, 1991.

LEITE, Lucas Farias de Vasconcelos. A Dimensão Institucional da Magia no Neopentecostalismo: O papel decisório do poder mágico como atrativo a adesão religiosa na Igreja Universal do Reino de Deus. Recife: Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião, UNICAP, 2010.

LODY, Raul Giovanni da Motta. Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2003.

LODY, Raul Giovanni da Motta. Santo Também Come. Rio de Janeiro: Pallas, 1998.

LOPES, Augusto Nicodemus. O Que Você Precisa Saber Sobre BATALHAESPIRITUAL. 3 ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.

MAIOR, Mário Souto. Território da Danação - o diabo na cultura popular do nordeste. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1975.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU, 1974. Vol. 2.

O ESTADO DE SÃO PAULO, 28/09/2000.54

RODRIGUES, Rosiane. Os sacos pretos e azuis de Cosme e Damião.

Publicado
2013-05-10
Como Citar
Dias, J. C. T. (2013). Um simples doce: dar e receber o doce de Cosme e Damião no contexto do pluralismo exclusivista. Perspectivas Sociais, 2(01), 44-55. https://doi.org/10.15210/rps.v0i1.2136
Seção
Artigos