O TWITTER COMO REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE PÓS-TRADICIONAL
O CASO DO “CALA BOCA GALVÃO”
Palavras-chave:
Twitter, Sociedade Pós-tradicional, Cala Boca Galvão
Resumo
O presente trabalho visa mostrar o potencial da radicalização da modernidade através do episódio co-nhecido como “Cala Boca Galvão”, iniciado via Twitter. Vamos estabelecer uma relação entre o Twitter e a soci-edade pós-tradicional, uma vez que ambos rompem com o passado e a tradição, se dirigindo muito mais ao pre-sente e ao futuro e exigindo do indivíduo uma série de escolhas que definem o seu eu. O Twitter é aproximado à leitura dos sonhos de Freud, onde ambos tem a referência ao passado apenas na forma de fragmentos desconexos que necessitam ser interpretados. É feita uma definição do que é o Twitter, suas principais características, seus usos e suas particularidades em relação à outras ferramentas da internet. Em seguida, há a definição do que é uma sociedade pós-tradicional, conforme Anthony Giddens. Na sequência, aproximamos a teoria de Giddens com a de Freud, com relação a interpretação dos sonhos e a leitura da sociedade pós-tradicional. É feita a tentati- va de costurar as abordagens com a leitura e os usos do Twitter, colocando-o como uma metáfora da sociedade pós-tradicional, através do episódio conhecido como Cala Boca Galvão.
Como Citar
Souza, V. R. e, & Burlamaque, A. V. (1). O TWITTER COMO REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE PÓS-TRADICIONAL: O CASO DO “CALA BOCA GALVÃO”. Perspectivas Sociais, (1). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/2142
Edição
Seção
Artigos
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.