PERFIL DOS CURSOS LATO SENSU EM SOCIOLOGIA NO BRASIL

UM ESTUDO QUANTITATIVO EXPLORATÓRIO

  • Ricardo Cortez Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Pós-graduação lato sensu em sociologia, Sociologia profissional, Especialização

Resumo

O presente artigo se propõe a uma investigação exploratória do perfil dos cursos de pós-graduação lato sensu em Sociologia no Brasil, com o objetivo de buscar regularidades sobre a oferta, distribuição e organização dessa modalidade no país. Dessa maneira, realizamos um estudo de abordagem quantitativa, com a análise dos casos coletados pela perspectiva teórica de uma sociologia profissional. A partir de algumas variáveis (Região, Estado, Número total de Pós, Instituição, Modalidade, Pública/Privada, Site e Grade Curricular), procedemos a construção de um banco de dados, do qual se originou uma análise por estatística descritiva. Os resultados apontaram que o perfil desse curso se configura pela modalidade EAD, sendo oferecido, surpreendentemente, por instituições privadas e com a duração mínima coincidente com a prevista em lei. As suas grades curriculares indicaram uma aproximação do conteúdo proposto com o conceito de sociologia profissional na medida em que os conteúdos se focam em assuntos ligados à cidadania, o que os aproxima dos interesses do Terceiro Setor.

Biografia do Autor

Ricardo Cortez Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador de Curadoria de Materiais na IBCMED.
Publicado
2022-12-28
Como Citar
Lopes, R. C. (2022). PERFIL DOS CURSOS LATO SENSU EM SOCIOLOGIA NO BRASIL: UM ESTUDO QUANTITATIVO EXPLORATÓRIO. Perspectivas Sociais, 8(02). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/22482