PERFIL DOS CURSOS LATO SENSU EM SOCIOLOGIA NO BRASIL

UM ESTUDO QUANTITATIVO EXPLORATÓRIO

  • Ricardo Cortez Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Pós-graduação lato sensu em sociologia, Sociologia profissional, Especialização

Resumo

O presente artigo se propõe a uma investigação exploratória do perfil dos cursos de pós-graduação lato sensu em Sociologia no Brasil, com o objetivo de buscar regularidades sobre a oferta, distribuição e organização dessa modalidade no país. Dessa maneira, realizamos um estudo de abordagem quantitativa, com a análise dos casos coletados pela perspectiva teórica de uma sociologia profissional. A partir de algumas variáveis (Região, Estado, Número total de Pós, Instituição, Modalidade, Pública/Privada, Site e Grade Curricular), procedemos a construção de um banco de dados, do qual se originou uma análise por estatística descritiva. Os resultados apontaram que o perfil desse curso se configura pela modalidade EAD, sendo oferecido, surpreendentemente, por instituições privadas e com a duração mínima coincidente com a prevista em lei. As suas grades curriculares indicaram uma aproximação do conteúdo proposto com o conceito de sociologia profissional na medida em que os conteúdos se focam em assuntos ligados à cidadania, o que os aproxima dos interesses do Terceiro Setor.

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Biografia do Autor

Ricardo Cortez Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador de Curadoria de Materiais na IBCMED.
Publicado
2022-12-28
Como Citar
Lopes, R. C. (2022). PERFIL DOS CURSOS LATO SENSU EM SOCIOLOGIA NO BRASIL: UM ESTUDO QUANTITATIVO EXPLORATÓRIO. Perspectivas Sociais, 8(02). https://doi.org/10.15210/rps.v8i02.22482