Acumulação Primitiva: Expropriação de terra em face contemporânea
Palavras-chave:
Acumulação. Expropriação. Sociedade Contemporânea.
Resumo
Atualmente a acumulação por expropriação, materializada na proliferação dos “cercamentos de terras” e na privatização dos bens públicos, tem se caracterizado a atual forma de acumulação primitiva. O presente artigo aborda reflexões do processo de expropriação de terras, revelando brevemente suas expressões e perspectivas societal, em particular a respeito da situação da população brasileira camponesa na contemporaneidade. Com uma metodologia de pesquisa exploratória bibliográfica e de caráter investigativo. Reconhece que, embora tenha-se a hegemonia da reprodução social capitalista, sendo a desapropriação de terras uma das várias maneiras para acorrer na evolução do sistema, tem-se lutas e movimentos de resistência social.
Publicado
2022-07-26
Seção
Artigos
ANEXO 1/EDITAL 001/2013
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Eu,________________________________________________________________________, nacionalidade, __________________________ RG ________________________________,
CPF__________________________ profissão __________________________,DECLARO, para os devidos fins, que LI E CONCORDO com os termos do EDITAL Nº 001/2012 e CEDO OS DIREITOS AUTORAIS à revista PERSPECTIVAS SOCIAIS/PPGCS/UFPel, relativos ao trabalho de minha autoria intitulado:
______________________________________________________________________.
____________________, ________________________ de 201__.