DESOBEDIÊNCIA ESTÉTICO-NARRATIVA NO AUDIOVISUAL
A VELHICE COMO ESTUDO DE CASO DA SÉRIE ROUND 6
Palavras-chave:
Ficção seriada, Velhice, Representação social, Crime
Resumo
A reflexão parte da construção imagética da aparente vulnerabilidade do personagem Jogador 001 da série sul-coreana Round 6 (Netflix, 2021), característica que o coloca num estágio “invisível” e que culmina em um plot twist (reviravolta) no final da série. A base teórica da discussão está na obra A solidão dos moribundos: seguido de Envelhecer e Morrer, de Norbert Elias (2001), mas também é utilizado um aporte teórico que auxilie a compreender o papel socialmente construído para os idosos (BERGER, LUCKMANN, 2004), por não se imaginar as possibilidades de atuação social do indivíduo envelhecido e nem sua capacidade de enxergar "o crime como uma bela arte" (DE QUINCEY, 1985). Ao trazer o tema da velhice, discute-se comportamentos sociais modernos, destacando a dificuldade geral com essa identificação etária.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-12-28
Como Citar
Lopes, T. H., & Moratelli, V. (2022). DESOBEDIÊNCIA ESTÉTICO-NARRATIVA NO AUDIOVISUAL: A VELHICE COMO ESTUDO DE CASO DA SÉRIE ROUND 6. Perspectivas Sociais, 8(02). https://doi.org/10.15210/rps.v8i02.22550
Seção
Artigos
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.