DESOBEDIÊNCIA ESTÉTICO-NARRATIVA NO AUDIOVISUAL

A VELHICE COMO ESTUDO DE CASO DA SÉRIE ROUND 6

Palavras-chave: Ficção seriada, Velhice, Representação social, Crime

Resumo

A reflexão parte da construção imagética da aparente vulnerabilidade do personagem Jogador 001 da série sul-coreana Round 6 (Netflix, 2021), característica que o coloca num estágio “invisível” e que culmina em um plot twist (reviravolta) no final da série. A base teórica da discussão está na obra A solidão dos moribundos: seguido de Envelhecer e Morrer, de Norbert Elias (2001), mas também é utilizado um aporte teórico que auxilie a compreender o papel socialmente construído para os idosos (BERGER, LUCKMANN, 2004), por não se imaginar as possibilidades de atuação social do indivíduo envelhecido e nem sua capacidade de enxergar "o crime como uma bela arte" (DE QUINCEY, 1985). Ao trazer o tema da velhice, discute-se comportamentos sociais modernos, destacando a dificuldade geral com essa identificação etária.

Biografia do Autor

Tatiana Helich Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Doutoranda em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestrado em Comunicação Social pela PUC-Rio. Participa do grupo de pesquisa Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais (PUC-Rio), coordenado pela prof. Dra. Tatiana Siciliano.
Valmir Moratelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestrado em Comunicação Social pela PUC-Rio. Participa do grupo de pesquisa Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais (PUC-Rio), coordenado pela prof. Dra. Tatiana Siciliano.
Publicado
2022-12-28