MULHER NEGRA NO TRABALHO DE CUIDADO E DOMÉSTICO NO BRASIL
Palavras-chave:
Mulher negra, Cuidado, Trabalho de cuidado e doméstico
Resumo
O referido artigo discute a centralidade da mulher negra na organização social e política do cuidado no Brasil a partir da estratificação da provisão e distribuição do trabalho de cuidado e doméstico em sua interseção de raça, gênero e classe. A análise é fundamentada na concepção de cuidado enquanto trabalho, sendo constitutivo da sustentabilidade humana e sustentáculo do modo de produção capitalista. Tendo como resultado preliminar o funcionamento da organização social dos cuidados no Brasil estar ancorado historicamente na exploração e expropriação de mulheres negras no trabalho de cuidado e doméstico. E aponta alguns desafios da inserção do cuidado na agenda pública brasileira.
Publicado
2022-07-26
Como Citar
Ribeiro, T. da S., & Pereira, G. da S. (2022). MULHER NEGRA NO TRABALHO DE CUIDADO E DOMÉSTICO NO BRASIL. Perspectivas Sociais, 8(01). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/22609
Seção
Artigos
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.