MULHER NEGRA NO TRABALHO DE CUIDADO E DOMÉSTICO NO BRASIL

Palavras-chave: Mulher negra, Cuidado, Trabalho de cuidado e doméstico

Resumo

O referido artigo discute a centralidade da mulher negra na organização social e política do cuidado no Brasil a partir da estratificação da provisão e distribuição do trabalho de cuidado e doméstico em sua interseção de raça, gênero e classe. A análise é fundamentada na concepção de cuidado enquanto trabalho, sendo constitutivo da sustentabilidade humana e sustentáculo do modo de produção capitalista. Tendo como resultado preliminar o funcionamento da organização social dos cuidados no Brasil estar ancorado historicamente na exploração e expropriação de mulheres negras no trabalho de cuidado e doméstico. E aponta alguns desafios da inserção do cuidado na agenda pública brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamires da Silva Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Assistente Social, doutoranda e Mestre em Serviço Social Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.  É especialista em Políticas de cuidado com perspectiva de gênero, Conselho Latino-americano de Ciências Sociais. E em Desenvolvimento Humano na Abordagem Transdisciplinar Holística, UNIPAZ RJ/Faculdades São Judas Tadeu. Atua enquanto docente em Serviço Social e Metodologia Científica. 
Gabriel da Silva Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Centro Universitário Augusto Motta
Graduando de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduando em Psicologia no Centro Universitário Augusto Motta.
Publicado
2022-07-26
Como Citar
Ribeiro, T. da S., & Pereira, G. da S. (2022). MULHER NEGRA NO TRABALHO DE CUIDADO E DOMÉSTICO NO BRASIL. Perspectivas Sociais, 8(01). https://doi.org/10.15210/rps.v8i01.22609