ESTRUTURA SINDICAL E MUNDO DO TRABALHO

ALGUNS DILEMAS CONTEMPORÂNEOS DO SINDICALISMO BRASILEIRO

  • Affonso Cardoso Aquiles Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Estrutura sindical, Sindicalismo, Mundo do trabalho

Resumo

Este ensaio reúne reflexões preliminares sobre a relação entre a estrutura sindical brasileira e as mudanças no mundo do trabalho no atual momento histórico. O movimento sindcal no Brasil foi, a partir da década de 1930, organizado mediante interferência direta do Estado. Embora não tenha havido, salvo períodos específicos de nossa história recente, proibição para a atuação sindical, as organizações de trabalhadores têm sido fortemente tuteladas pelo aparato burocrático-legal que ainda se mantêm de pé. As transformações recentes no capitalismo, sobretudo nas últimas quatro décadas, alteraram a cena político-social e trouxeram reflexos dramáticos para a realidade do trabalho: aumento da informalidade, crescimento nos índices de desemprego, permanência da histórica desigualdade salarial entre homens e mulheres, baixa remuneração. Essas mudanças trouxeram maior complexidade para o atual momento histórico, colocando o sindicalismo brasileiro, com sua atuação historicamente limitada pelo Estado e reduzida inserção nos locais de trabalho, numa encruzilhada de difícil resolução.

Biografia do Autor

Affonso Cardoso Aquiles, Universidade Federal de Pelotas
Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e bolsista da CAPES.
Como Citar
Aquiles, A. C. (1). ESTRUTURA SINDICAL E MUNDO DO TRABALHO: ALGUNS DILEMAS CONTEMPORÂNEOS DO SINDICALISMO BRASILEIRO. Perspectivas Sociais, (1). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/2335
Edição
Seção
Artigos