CARLOS RODRIGUES BRANDÃO

REPRESENTAÇÕES E CONSTRUÇÃO BIO-BIBLIOGRÁFICA

  • André Souza Martinello Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Carlos Rodrigues Brandão, Biografia, Construção de si, Autor

Resumo

Através da abordagem da biografia e da crítica ao biografar, o presente artigo aponta como se estabelecem expressões para constituição de um discurso competente e quando a mídia (no caso analisado, imprensa escrita) pode reforçar a ideia de uma autoridade tanto visando uma opinião representativa como “especializada”, de maneira que constitui um estatuto de veracidade para o próprio texto jornalístico. Em seguida, o trabalho busca compreender como um autor apresenta parcelas de suas histórias de vida – biografia – de maneira a também constituir-se em voz autorizada a respeito de determinado tema, legitimando seus escritos pelas suas vivências. A discussão teórica a respeito da biografia perpassa o artigo como forma de entender a construção da autoridade competente pela imprensa, bem como os limites do biografar, como se apresentam na fala do autor, Carlos Rodrigues Brandão.

Biografia do Autor

André Souza Martinello, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre em Desenvolvimento Rural pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Mestrando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, historiador pela mesmainstituição. Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC.
Como Citar
Martinello, A. S. (1). CARLOS RODRIGUES BRANDÃO: REPRESENTAÇÕES E CONSTRUÇÃO BIO-BIBLIOGRÁFICA. Perspectivas Sociais, (1). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/2337
Edição
Seção
Artigos