PESQUISA SOCIAL E FONTES ORAIS

PARTICULARIDADES DA ENTREVISTA COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO QUALITATIVO

  • Marcelo Cedro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Pesquisa social, Metodologia qualitativa, Fontes orais, Entrevistas

Resumo

Este artigo irá apresentar, de forma introdutória, a entrevista como um dos procedimentos adotados pela metodologia qualitativa na obtenção de fontes orais para a pesquisa social, tendo em vista sua conexão com a memória, com a história de vida e com a seleção de temáticas específicas. Além disso, sustenta-se que os depoimentos particulares fornecidos pelas fontes orais se inscrevem em possibilidades de interpretação de processos coletivos e representam formas de interação social entre entrevistado e entrevistador. Serão ainda destacadas algumas possibilidades metodológicas utilizadas e modelos sociais investigados pelas Ciências Sociais ilustrando a diversidade de esferas nas quais se compõem o mundo social, sobretudo, reafirmando a importância das metodologias quantitativa e qualitativa como procedimentos que se complementam e não se opõem.

Biografia do Autor

Marcelo Cedro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Doutorando e Mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas. Professor Assistente do Centro Universitário UNA (Belo Horizonte).
Como Citar
Cedro, M. (1). PESQUISA SOCIAL E FONTES ORAIS: PARTICULARIDADES DA ENTREVISTA COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO QUALITATIVO. Perspectivas Sociais, (1). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/2341
Edição
Seção
Artigos