OS MOVIMENTOS LGBT E FEMINISTA NO BRASIL

DA MORDAÇA AUTORITÁRIA À PUBLICIDADE NA ESFERA TRANSNACIONAL

  • Luis Gustavo Teixeira da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Camila Goulart Campos UFPEL
Palavras-chave: Movimentos sociais, Feminismo, LGBT

Resumo

A ebulição dos movimentos sociais com características distintas são um fenômeno recente na sociedade brasileira. Neste sentido, o presente trabalho tem objetivo analisar os principais resultados dos processos de transformação e articulação de movimentos feministas e LGBT da década de noventa (90) até os anos 2000. Para isso o texto fora estruturado em três momentos: primeiramente busca-se dialogar sobre a importância do processo de reabertura democrática para a deliberação e publicização de temas até então presos no mundo privado e levados a discussão pública. Em um segundo momento demonstra-se a heterogeneidade do Estado, a partir da ampliação dos canais comunicativos estabelecidos com a sociedade civil desde os anos noventa (90). Por fim, discutem-se as “novas” formas de associativismo, informação e mobilização através do ciberespaço.

Biografia do Autor

Luis Gustavo Teixeira da Silva, Universidade Federal de Pelotas
Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é Mestrando em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política PPGCPOL - UFPEL, e bolsista do CNPQ.
Camila Goulart Campos, UFPEL
Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Especialista em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Unversidade Federal de Pelotas. É Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: mulher, feminismo, gênero e participação política.
Publicado
2014-02-09