DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM OU DA ESCOLA?
VELHAS QUESTÕES, NOVAS PERSPECTIVAS
Resumo
Há tempos as dificuldades de aprendizagem vem sendo alvo de inúmeros estudos e debates entre os profissionais que atuam em diferentes áreas. Educadores, psicólogos, médicos, terapeutas e tantos outros, todos empenhados, buscando compreender os processos de construção do conhecimento e com o objetivo de exercer novas práticas que atendam às necessidades das crianças cujos comportamentos são tidos como incompatíveis a uma aprendizagem típica. A obra “Dificuldades da aprendizagem ou da escola?” escrita por Zuleide Blanco Rodrigues em 2021, traz essa discussão pautada em uma pesquisa realizada no ano de 2007 na rede municipal de ensino da região metropolitana de São Paulo. Sua relevância está pautada nas reflexões e análises das problemáticas que envolvem o processo de ensino nas escolas públicas da contemporaneidade, tendo como premissa a perspectiva dos professores sobre os alunos que apresentam dificuldades em aprender, ficam abaixo do rendimento escolar e consequentemente aquém dos padrões estabelecidos.Downloads
Referências
FELIX, Tatiana E. R.; FREIRE, Regina Maria. Dislexia sob o olhar da literatura específica. Distúrbios da Comunicação. São Paulo, v. 24, n. 3, p.299-307, 2012.
LEITE, V. A. M. Dimensões da Não Aprendizagem. Curitiba, PR: IESDE, 2012.
NATIONAL JOINT COMMITTEE ON LEARNING DISABILITIES. Collective perspectives on issues affecting learning disabilities: Austin, TX: Pro-Ed., 1994.
RODRIGUES, Zuleide Blanco. Dificuldades de aprendizagem ou da escola? São Paulo: Paco Editorial, 2021.
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