POLÍTICA SOCIAL EM TEMPOS DE CAPITALISMO PANDÊMICO

ANÁLISES FRENTE À INTERVENÇÃO DO ESTADO NA QUESTÃO SOCIAL

Palavras-chave: Modo de Produção Capitalista, Questão Social, Política Social, Neoliberalismo, Pandemia de Covid -19

Resumo

Partir do entendimento que as políticas sociais são respostas do Estado às expressões da questão social e situadas dentro do modo de produção capitalista, o artigo ora apresentado tem como objetivo refletir acerca das características e funcionalidade das políticas socias no Brasil frente ao cenário de pandemia de Covid-19, tomando como análise as políticas de saúde, assistência social e habitação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que parte de dados empíricos com vistas a apreender a essência do fenômeno estudado, em que se utiliza do método crítico dialético, o qual possibilita uma análise da totalidade e das contradições que envolvem o objeto estudado, levando em consideração a sua historicidade para a compreensão do presente. Assim, mediante as análises e reflexões, apreende-se que há uma regressão das funções protetivas do Estado com base na tendência neoliberal, uma vez que as referidas políticas se moldam ao que é demandado pelo capital, com a finalidade de permanecer com seu circuito de dominação, exploração e precarização. Como resultado, apresentou-se que o atual perfil adotado pelas políticas sociais brasileiras não é capaz de dar respostas quanto ao enfrentamento das expressões da questão social, as quais foram intensamente agravadas diante da pandemia da Covid-19, culminando numa desproteção social e desfinaciamento das políticas em voga.

Biografia do Autor

Ozeane Araújo de Albuquerque da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestranda PPGSS UFRN. Bacharela em Serviço Social (UFRN), especialista em Programa Saúde da Família  (Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba) e em Instrumentalidade do Serviço Social (FAR).
Priscilla Brandão de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bacharela em Serviço social (UERN), mestra em serviço social (UEPB), especialista em docência no ensino superior (UNP), especialista em gestão em organização em saúde (UFJF) e doutoranda PPGSS UFRN.
Maria Raphaela Cristiny de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bacharela em Serviço Social (UNP), especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFRN). Discente do curso de Administração Pública pela UFRN.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Capitalismo Pandêmico. São Paulo: Boitempo, 2022.

BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Assistência Social na pandemia da covid-19: proteção para quem? Revista Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 140, p. 66-83, jan./abr. 2021

__________________________________. Política Social: fundamentos e história. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Biblioteca Básica de Serviço Social; v. 2).

BRASIL. Ministério da Saúde. Recursos extras são disponibilizados para estados realizarem cirurgias eletivas. Abril. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/recursos- -extras-sao-disponibilizados-para-estados-realizarem-cirurgias-eletivas. Acesso em: agosto/2021.

BRASÍLIA, Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (FONSEAS). Orçamento e Gestão financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Brasília/DF, 2021.

BRETTAS, Tatiana. Capitalismo dependente, neoliberalismo e financeirização das políticas sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Consequências, 2020.

CARVALHO, Alba Maria Pinho de; GUERRA, Eliana Costa. Brasil no século XXI na geopolítica da crise: para onde apontam as utopias?. Universidade Federal do Maranhão. São Luís: Revista de Políticas Públicas, p. 267-280. 2016.

CASTRO, Jorge Abrahão. Proteção Social em tempos de Covid - 19. Revista Saúde Debate. Rio de Janeiro, v.44, n. especial 4, p. 88 - 99. Dezembro 2020.

DAVIS, Mike. A crise do coronavirus é um monstro alimentado pelo capitalismo. In: HARVEY, David et al.(orgs.). Coronavírus e a luta de classes. Teresina; Fortaleza: Editora Terra sem Amos: 2020. p. 5-18. E-book.

DEMIER, Felipe. Depois do golpe: a dialética da democracia blindada no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2017.

FALEIROS, Vicente de Paula. A Política Social do Estado Capitalista. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FALEIROS, Daniel Resende; PEREIRA, Brenda Leite Saturnino. Saldos dos repasses federais no SUS: o que temos e o que esperar do incremento para a COVID-19. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 26(11):5639-5651, 2021.

KRÜGER, Nino Rafael Medeiros; KRÜGER, Caroline; FERREIRA, Gustavo Henrique Soares. Para ficar em casa é preciso ter casa: a covid-19 e o direito à moradia no Brasil. In: IPEA, Boletim regional, urbano e ambiental, n. 24, maio 2021.

MARICATO, E. As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias. In: VAINER, C. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2013.

MARQUES, Rosa Maria; FERREIRA, Mariana ribeiro Jansen. O financiamento do SUS no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Revista de Economia Política, vol. 43, nº 2, pp. 465-479, abril-junho/2023.

MATTEI, Lauro; HEINEN, Vicente Loeblein. Balanço dos impactos da crise da COVID-19 sobre o mercado de trabalho brasileiro em 2020. Revista. Katálysis., Florianópolis, v.25, n. 1, p. 43-61, jan./abr. 2022 ISSN 1982-0259.

MOTA, Ana Elisabete. Cultura da crise e seguridade social: um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PEREIRA, Potyara A. P. Política social: temas e questões. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

WELLEN, Henrique A. R. Marxismo e serviço social: mediações e contradições entre teoria e prática. In: Revista Argumentum. V. 10, n. 02, mai/ago 2018. pp. 122-134.
Publicado
2024-03-18