O AVANÇO NEOCONSERVADOR DO MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO”

UM ATAQUE À SEXUALIDADE

Palavras-chave: Educação, sexualidade, Conservadorismo, Escola sem Partido

Resumo

Os discursos referentes à sexualidade no século XXI nacional apontam para retomadas de movimentos conservadores brasileiros, encontrando no alinhamento com a “família tradicional” o “casamento” perfeito entre moral religiosa, Estado burguês neoliberal. Diante desta união, ocorrem ataques direcionados a educação pública brasileira, disparando constantemente mentiras relacionadas aos debates de gênero, da sexualidade e do sexo. Essa hipocrisia burguesa ocorre juntamente aos levantes de 2013 no Brasil que, organizados pela sociedade civil, demonstram grande repúdio à diversidade sexual. Busca-se apontar o dispositivo da sexualidade como um controle, uma relação de dominação social a partir das leituras de Michel Foucault. Juntamente aos controles dos corpos sexuais direcionamos as hipocrisias capitalistas em torno da sexualidade e dos movimentos conservadores que adentram a escola pública por meio da “Escola sem Partido”, aponta-se a disseminação de distorções da realidade social em um ataque direto aos professores. O texto está dividido em uma apresentação dos discursos do sexo, posteriormente é apresentado o dispositivo da sexualidade, para pôr fim apresentar o movimento “Escola sem Partido”. Concluindo o texto aponta-se que o Estado Capitalista utiliza do “movimento escola sem partido” para conter os corpos dos escolares. Este ensaio permite a nós educadores ter uma breve ideia de que este dispositivo apresentado por Michel Foucault é móvel e mutável, sendo assim, um dispositivo que é reformulado em vários momentos históricos para atuar junto.

Biografia do Autor

Michel Francisco Lins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Mestre em Educação pela UNIOESTE-PR e com vínculo Bolsista (2020-2022). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012) Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2014), Pós-graduado em Educação Especial com experiência na rea de Educação Física. Atuando em atividades de extensão nas modalidades de Educação, Esporte e Lazer. Atualmente, é professor da rede Municipal de Cascavel Paraná.

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Publicado
2024-07-20