O AVANÇO NEOCONSERVADOR DO MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO”

UM ATAQUE À SEXUALIDADE

Palavras-chave: Educação, sexualidade, Conservadorismo, Escola sem Partido

Resumo

Os discursos referentes à sexualidade no século XXI nacional apontam para retomadas de movimentos conservadores brasileiros, encontrando no alinhamento com a “família tradicional” o “casamento” perfeito entre moral religiosa, Estado burguês neoliberal. Diante desta união, ocorrem ataques direcionados a educação pública brasileira, disparando constantemente mentiras relacionadas aos debates de gênero, da sexualidade e do sexo. Essa hipocrisia burguesa ocorre juntamente aos levantes de 2013 no Brasil que, organizados pela sociedade civil, demonstram grande repúdio à diversidade sexual. Busca-se apontar o dispositivo da sexualidade como um controle, uma relação de dominação social a partir das leituras de Michel Foucault. Juntamente aos controles dos corpos sexuais direcionamos as hipocrisias capitalistas em torno da sexualidade e dos movimentos conservadores que adentram a escola pública por meio da “Escola sem Partido”, aponta-se a disseminação de distorções da realidade social em um ataque direto aos professores. O texto está dividido em uma apresentação dos discursos do sexo, posteriormente é apresentado o dispositivo da sexualidade, para pôr fim apresentar o movimento “Escola sem Partido”. Concluindo o texto aponta-se que o Estado Capitalista utiliza do “movimento escola sem partido” para conter os corpos dos escolares. Este ensaio permite a nós educadores ter uma breve ideia de que este dispositivo apresentado por Michel Foucault é móvel e mutável, sendo assim, um dispositivo que é reformulado em vários momentos históricos para atuar junto.

Biografia do Autor

Michel Francisco Lins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Mestre em Educação pela UNIOESTE-PR e com vínculo Bolsista (2020-2022). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012) Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2014), Pós-graduado em Educação Especial com experiência na rea de Educação Física. Atuando em atividades de extensão nas modalidades de Educação, Esporte e Lazer. Atualmente, é professor da rede Municipal de Cascavel Paraná.

Referências

BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; LUCENA, Carlos (Orgs.). Escola sem partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital.Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.

CARVALHO, Celso. O DISCURSO DE DESPOLITIZAÇÃO COMO MEIODE POLITIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: A AÇÃOIDEOLÓGICA DO MOVIMENTO ESCOLA SEMPARTIDO. IN BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; LUCENA, Carlos (Orgs.). Escola sem partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital.Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.

CÉSAR, Maria ita. de Assis. Gênero, sexualidade e educação: notas para uma “Epistemologia”. Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, Editora UFPR,2009. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000300004 Acessado em: 16/03/2024.

FELIPPE, Marcio Sotelo. FASCISMO NO BRASIL HOJE. R. EMERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 453 - 458, jan - fev. 2015. Disponível em: https://www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/edicoes/revista67/revista67_453.pdf Acessado em: 31/03/2024.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 10ª edição. Rio de Janeiro/São Paulo, Paz e Terra, 2020.

LEIBÃO, Matheus de Carvalho. CONCEITOS DO LIBERALISMO E EDUCAÇÃO
INDIVÍDUO, PROPRIEDADE E LIBERDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Movim&nto Revista Educação. Universidade Federal Fluminense, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32568 Acessado em: 31/03/2024.

LOURO, Guacira Lopes.Pedagogias da Sexualidade.IN O CORPO EDUCADO: Pedagogias da sexualidade.Traduções: Tomaz Tadeu da Silva. 2ª Edição. Editora Autêntica, Belo Horizonte 2000.

MIGUEL, Luis Felipe. O colapso da democracia no Brasil: da constituição ao golpe de 2016. 1 ed. – São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019.

NEVES DA SILVEIRA, Danielli Maria; ORSO, Paulino José.O MOVIMENTO ESCOLA “SEM” PARTIDO E A “DOUTRINAÇÃO” LIBERAL NO ATUAL CONTEXTO BRASILEIRO. IN BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; LUCENA, Carlos (Orgs.). Escola sem partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.

RUBIN, Gayle. Pensando Sexo: Notas para uma teoria radical da política da sexualidade. Repositório institucional, UFSC. 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1582 Acessado em: 15/03/2024.

SILVEIRA, Zuleide S. ONDA CONSERVADORA: O EMERGENTEMOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO. IN BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; LUCENA, Carlos (Orgs.). Escola sem partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.

TEIXEIRA, Antonio Claudio Engelke Menezes. A vanguarda conservadora: aspectos políticos e simbólicos do movimento LGBT. Desigualdade & Diversidade – Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio, nº 7, jul/dez, 2010, pp. 63-80. Disponível em: http://desigualdadediversidade.soc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=110&sid=15 Acessado em: 15/03/2024.

WERMUTH, Maiquel Ângelo Dezordi; NIELSSON, Joice Graciele. ULTRALIBERALISMO, EVANGELICALISMO POLÍTICO E MISOGINIA: A FORÇA TRIUNFANTE DO PATRIARCALISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA PÓS-IMPEACHMENT. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM www.ufsm.br/revistadireito v. 13, n. 2 / 2018 p.455-488. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/231192969.pdf Acessado em: 31/03/2024.
Publicado
2024-07-20
Como Citar
Lins, M. F. (2024). O AVANÇO NEOCONSERVADOR DO MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO” : UM ATAQUE À SEXUALIDADE. Perspectivas Sociais, 10(01), 267-286. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/26841