O POTENCIAL FEMINISTA DA TETRALOGIA NAPOLITANA, DE ELENA FERRANTE
UMA LEITURA INTERSECCIONAL
Palavras-chave:
Feminismo interseccional, Interseccionalidade, Literatura e Sociedade, Elena Ferrante
Resumo
Este artigo busca discutir, de forma germinal, acerca do potencial feminista inscrito em “A Amiga Genial”, primeiro livro da “Tetralogia Napolitana”, de Elena Ferrante, a partir da análise das experiências das duas protagonistas representadas na obra. Apresentaremos rapidamente o cenário teórico no qual baseamos nossa discussão – as interpretações e discussões aqui elaboradas se guiam pelos estudos sobre interseccionalidade propostos por Patrícia Hill Collins e ideias que se aproximam –, buscaremos tratar sobre alguns conceitos, e posteriormente nos deteremos à obra de Ferrante, seu conteúdo em si buscando aproximar teoria e ficção. Este artigo parte do entendimento de que a literatura é capaz de oferecer um valioso material para a pesquisa sociológica, já que é possível encontrar nela vestígios para a formulação de hipóteses acerca da vida social em diversos sentidos, e é uma tentativa de contribuir com a Sociologia da Arte, mais especificamente à Sociologia da Literatura, a partir de um olhar sobre gênero e seu entrelaçamento com questões sociais.Downloads
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Referências
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COLLINS, Patricia Hill. Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica. São Paulo: Boitempo, 2022. Trad. Bruna Barros e Jess Oliveira
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Publicado
2024-07-19
Como Citar
Macedo, D. T. (2024). O POTENCIAL FEMINISTA DA TETRALOGIA NAPOLITANA, DE ELENA FERRANTE: UMA LEITURA INTERSECCIONAL. Perspectivas Sociais, 10(01), 128-143. https://doi.org/10.15210/rps.v10i01.26866
Seção
Artigos
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