O POTENCIAL FEMINISTA DA TETRALOGIA NAPOLITANA, DE ELENA FERRANTE
UMA LEITURA INTERSECCIONAL
Resumo
Este artigo busca discutir, de forma germinal, acerca do potencial feminista inscrito em “A Amiga Genial”, primeiro livro da “Tetralogia Napolitana”, de Elena Ferrante, a partir da análise das experiências das duas protagonistas representadas na obra. Apresentaremos rapidamente o cenário teórico no qual baseamos nossa discussão – as interpretações e discussões aqui elaboradas se guiam pelos estudos sobre interseccionalidade propostos por Patrícia Hill Collins e ideias que se aproximam –, buscaremos tratar sobre alguns conceitos, e posteriormente nos deteremos à obra de Ferrante, seu conteúdo em si buscando aproximar teoria e ficção. Este artigo parte do entendimento de que a literatura é capaz de oferecer um valioso material para a pesquisa sociológica, já que é possível encontrar nela vestígios para a formulação de hipóteses acerca da vida social em diversos sentidos, e é uma tentativa de contribuir com a Sociologia da Arte, mais especificamente à Sociologia da Literatura, a partir de um olhar sobre gênero e seu entrelaçamento com questões sociais.Downloads
Referências
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