O POTENCIAL FEMINISTA DA TETRALOGIA NAPOLITANA, DE ELENA FERRANTE

UMA LEITURA INTERSECCIONAL

Palavras-chave: Feminismo interseccional, Interseccionalidade, Literatura e Sociedade, Elena Ferrante

Resumo

Este artigo busca discutir, de forma germinal, acerca do potencial feminista inscrito em “A Amiga Genial”, primeiro livro da “Tetralogia Napolitana”, de Elena Ferrante, a partir da análise das experiências das duas protagonistas representadas na obra. Apresentaremos rapidamente o cenário teórico no qual baseamos nossa discussão – as interpretações e discussões aqui elaboradas se guiam pelos estudos sobre interseccionalidade propostos por Patrícia Hill Collins e ideias que se aproximam –, buscaremos tratar sobre alguns conceitos, e posteriormente nos deteremos à obra de Ferrante, seu conteúdo em si buscando aproximar teoria e ficção. Este artigo parte do entendimento de que a literatura é capaz de oferecer um valioso material para a pesquisa sociológica, já que é possível encontrar nela vestígios para a formulação de hipóteses acerca da vida social em diversos sentidos, e é uma tentativa de contribuir com a Sociologia da Arte, mais especificamente à Sociologia da Literatura, a partir de um olhar sobre gênero e seu entrelaçamento com questões sociais.

Biografia do Autor

Dayane Trindade Macedo, Universidade Federal da Paraíba
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolve pesquisa na área de Sociologia da Literatura. É membra do grupo de pesquisa DISPÔ e colabora com a Revista Abordagens, ambos da mesma instituição.

Referências

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Publicado
2024-07-19
Como Citar
Macedo, D. T. (2024). O POTENCIAL FEMINISTA DA TETRALOGIA NAPOLITANA, DE ELENA FERRANTE: UMA LEITURA INTERSECCIONAL. Perspectivas Sociais, 10(01), 128-143. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/26866