DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E MONOGRAFIAS NAS UNIVERSIDADES MOÇAMBICANAS
UM ESTUDO NA PROVÍNCIA DE GAZA
Resumo
Este estudo analisa os desafios enfrentados no processo de orientação de dissertações e monografias nas universidades moçambicanas, com foco na Província de Gaza. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, baseou-se em revisão bibliográfica e 400 entrevistas semiestruturadas com docentes e estudantes de seis instituições de ensino superior (três públicas e três privadas). Os resultados revelam problemas estruturais e relacionais, como escassez de recursos, sobrecarga dos orientadores, comunicação ineficaz, fraca inserção internacional e ausência de critérios rigorosos para seleção de orientadores. Além disso, apontam para a exclusão dos estudantes na escolha de orientadores e temas, afectando sua autonomia e engajamento. Práticas autoritárias e falta de feedback comprometem a formação éctica e científica dos discentes. O estudo propõe medidas como capacitação contínua, exigência de publicações relevantes para atuação como orientador, incentivo à ética acadêmica, criação de canais de denúncia de má conduta e fortalecimento dos repositórios institucionais. Deduziu-se que há necessidade urgente de reformas institucionais e culturais baseadas em princípios de integridade, diálogo e excelência acadêmica, com vistas a melhorar a qualidade da orientação e fortalecer o ensino superior em Moçambique.
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