DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E MONOGRAFIAS NAS UNIVERSIDADES MOÇAMBICANAS

UM ESTUDO NA PROVÍNCIA DE GAZA

Palavras-chave: Ensino superior, Orientação de dissertações e monografias, Autonomia, Feedbacks

Resumo

Este estudo analisa os desafios enfrentados no processo de orientação de dissertações e monografias nas universidades moçambicanas, com foco na Província de Gaza. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, baseou-se em revisão bibliográfica e 400 entrevistas semiestruturadas com docentes e estudantes de seis instituições de ensino superior (três públicas e três privadas). Os resultados revelam problemas estruturais e relacionais, como escassez de recursos, sobrecarga dos orientadores, comunicação ineficaz, fraca inserção internacional e ausência de critérios rigorosos para seleção de orientadores. Além disso, apontam para a exclusão dos estudantes na escolha de orientadores e temas, afectando sua autonomia e engajamento. Práticas autoritárias e falta de feedback comprometem a formação éctica e científica dos discentes. O estudo propõe medidas como capacitação contínua, exigência de publicações relevantes para atuação como orientador, incentivo à ética acadêmica, criação de canais de denúncia de má conduta e fortalecimento dos repositórios institucionais. Deduziu-se que há necessidade urgente de reformas institucionais e culturais baseadas em princípios de integridade, diálogo e excelência acadêmica, com vistas a melhorar a qualidade da orientação e fortalecer o ensino superior em Moçambique.

Biografia do Autor

Antonio Ernesto Mutumane, Universidade Save (UniSave)

Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), com Pós-Graduação em Estudos Africanos pela Universidade do Porto (Portugal). Mestrando em Administração Pública pela Universidade Save (Moçambique).

Alfeu Paulo Bila, Universidade Save (UniSave)

Mestrando em Administração Pública pela Universidade Save (Moçambique). Licenciado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica-Extinta Delegação de Gaza (Moçambique).

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Legislação

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Publicado
2025-06-17
Como Citar
Mutumane, A. E., & Bila, A. P. (2025). DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E MONOGRAFIAS NAS UNIVERSIDADES MOÇAMBICANAS: UM ESTUDO NA PROVÍNCIA DE GAZA. Perspectivas Sociais, 11(01), e1127601. https://doi.org/10.15210/rps.v11i01.26896