INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS DIDÁTICOS DURANTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação, Recursos Didácticos, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo tem como objectivo analisar a necessidade de incorporação das tecnologias de informação e comunicação como recursos didáticos durante a formação de professores em Angola. Nesta senda, a pesquisa é metodologicamente qualitativa, com alcance exploratório, fazendo apreciação de documentos oficias e pesquisas nacionais e internacionais sobre todos os referentes abordados. Os resultados evidenciam que, o cenário educativo angolano é motivador de inclusão e o uso da tecnologia pelo facto de ampliar os horizontes de aprendizagem, ademais, por razões diversas, as escolas vocacionadas a formação de professores não possuem recursos tecnológicos necessários. Nisto, importa salientar que se tem registrado diligências e perspectivas de progresso com intuito de transformação destes estabelecimentos educativos, projectando acções concretas que possibilitem a integração das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) em benefício ao processo de ensino e aprendizagem que é praticado nestes espaços. Todavia, para a formação de professores segundo as exigências actuais, é fundamental que as escolas estejam providas não apenas de recursos humanos, pois, também de condições imprescindíveis para se desenvolver a actividade aludida de maneira requerida. Outrossim, muita das condições referenciadas, para o seu manuseio, se exige um leque de especificidades a todos os seus usuários, neste caso, desde aos gestores, professores e agentes administrativos.

Biografia do Autor

Egídio Martina Manuel, Instituto Superior Universitário Nimi ya Lukeni (Angola)

Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Superior Politécnico do Soyo. Mestre em Pedagogia do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Luanda). Pós-Graduado pela Universidade Agostinho Neto em 2024, através do Curso de Agregação Pedagógica. É docente no Instituto Superior Politécnico do Soyo e no Instituto Superior Universitário Nimi ya Lukeni. No campo de investigação científica, conta com diversos artigos publicados, orientação de monografias (Licenciatura) e dissertações (Mestrado) especialmente em políticas educativas voltadas a inclusão escolar, no âmbito da diversidade cultural em Angola.

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Publicado
2025-08-20
Como Citar
Manuel, E. M. (2025). INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS DIDÁTICOS DURANTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA. Perspectivas Sociais, 11(02), e1127617. https://doi.org/10.15210/rps.v11i02.27617