INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS DIDÁTICOS DURANTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA
Resumo
O presente artigo tem como objectivo analisar a necessidade de incorporação das tecnologias de informação e comunicação como recursos didáticos durante a formação de professores em Angola. Nesta senda, a pesquisa é metodologicamente qualitativa, com alcance exploratório, fazendo apreciação de documentos oficias e pesquisas nacionais e internacionais sobre todos os referentes abordados. Os resultados evidenciam que, o cenário educativo angolano é motivador de inclusão e o uso da tecnologia pelo facto de ampliar os horizontes de aprendizagem, ademais, por razões diversas, as escolas vocacionadas a formação de professores não possuem recursos tecnológicos necessários. Nisto, importa salientar que se tem registrado diligências e perspectivas de progresso com intuito de transformação destes estabelecimentos educativos, projectando acções concretas que possibilitem a integração das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) em benefício ao processo de ensino e aprendizagem que é praticado nestes espaços. Todavia, para a formação de professores segundo as exigências actuais, é fundamental que as escolas estejam providas não apenas de recursos humanos, pois, também de condições imprescindíveis para se desenvolver a actividade aludida de maneira requerida. Outrossim, muita das condições referenciadas, para o seu manuseio, se exige um leque de especificidades a todos os seus usuários, neste caso, desde aos gestores, professores e agentes administrativos.
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