FILOSOFIA E DECOLONIALIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL LATINO-AMERICANO

Palavras-chave: Filosofia, Educação, Decolonialidade, Currículos

Resumo

Este artigo discute a importância de uma abordagem decolonial na educação filosófica e histórica no contexto latino-americano, destacando a hegemonia do eurocentrismo nos currículos escolares e universitários. Partindo das contribuições de Enrique Dussel e outras/os pensadoras/es decoloniais, a pesquisa analisa como os conteúdos oferecidos nas instituições de ensino refletem a colonialidade do saber e negligenciam narrativas locais e regionais. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e análise documental de currículos de instituições de ensino médio e superior, com foco em uma instituição pública e outra privada. Os resultados evidenciam que a formação no Brasil ainda privilegia conteúdos eurocêntricos, enquanto os conhecimentos afro-brasileiros, indígenas e latino-americanos permanecem marginalizados, em desacordo com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. O artigo conclui que a descolonização do ensino é essencial para promover uma educação crítica e emancipadora, capaz de valorizar as epistemologias do Sul e a diversidade cultural da América Latina. Essa transformação requer mudanças nas políticas educacionais e maior compromisso com o cumprimento das leis que orientam a inclusão de perspectivas não hegemônicas nos currículos. Somente assim será possível construir uma pedagogia que reconheça e valorize a pluralidade de saberes, rompendo com a dependência cultural e intelectual herdada do colonialismo.

Biografia do Autor

Priscila Mendes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (PPGS/UFPel). Licenciada em Filosofia. Tecnóloga em Gestão Pública e Engenheira de Produção. Servidora Pública Federal (IFSul).

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Publicado
2025-06-16
Como Citar
Pereira, P. M. (2025). FILOSOFIA E DECOLONIALIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL LATINO-AMERICANO. Perspectivas Sociais, 11(01), e1127618. https://doi.org/10.15210/rps.v11i01.27618