FILOSOFIA E DECOLONIALIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL LATINO-AMERICANO
Resumo
Este artigo discute a importância de uma abordagem decolonial na educação filosófica e histórica no contexto latino-americano, destacando a hegemonia do eurocentrismo nos currículos escolares e universitários. Partindo das contribuições de Enrique Dussel e outras/os pensadoras/es decoloniais, a pesquisa analisa como os conteúdos oferecidos nas instituições de ensino refletem a colonialidade do saber e negligenciam narrativas locais e regionais. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e análise documental de currículos de instituições de ensino médio e superior, com foco em uma instituição pública e outra privada. Os resultados evidenciam que a formação no Brasil ainda privilegia conteúdos eurocêntricos, enquanto os conhecimentos afro-brasileiros, indígenas e latino-americanos permanecem marginalizados, em desacordo com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. O artigo conclui que a descolonização do ensino é essencial para promover uma educação crítica e emancipadora, capaz de valorizar as epistemologias do Sul e a diversidade cultural da América Latina. Essa transformação requer mudanças nas políticas educacionais e maior compromisso com o cumprimento das leis que orientam a inclusão de perspectivas não hegemônicas nos currículos. Somente assim será possível construir uma pedagogia que reconheça e valorize a pluralidade de saberes, rompendo com a dependência cultural e intelectual herdada do colonialismo.
Referências
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em 03 de setembro de 2024.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, p. 89-117, 2013.
CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependência e Desenvolvimento na América Latina: Ensaio de Interpretação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Montreal: Vozes, 2008.
DA MATTA, Roberto. Você tem cultura?. Disponível em: <https://btux.com.br/professorbruno/wp-content/uploads/sites/10/2018/07/Voce-tem-cultura.pdf>. Acesso em 24 de setembro de 2022.
DUSSEL, Enrique D. Filosofia da libertação na América Latina. São Paulo: Loyola, 1977.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GRACIA, Jorge. VARGAS, Manuel. In: Textos Selecionados de Filosofia Latino-Americana I. MURAD, Carla Regina Otávio. MARQUES, Lúcio Álvaro. (Org.). Série Investigação Filosófica. 161p. Pelotas: NEPFIL Online, 2021.
NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a Lei 10.639. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificacion social. Revista semestral del Departamento de Estudios Ibéricos y Latinoamericanos de la Universidad de Guadalajara, ano 3, número 5, 2011.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: CES, 2009.
SOFISTE, Juarez. Filosofia Latino-americana: filosofia da libertação ou libertação da filosofia? Revista Ética & Filosofia Política, vol. 8, n° 1, 2005.
Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____