REPERCUSSÕES DO FENOMENTO RELIGIOSO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DIÁLOGOS INICIAIS

Palavras-chave: Religião, Políticas Educacionais, Neoconservadorismo, Novo Ensino Médio

Resumo

O fenômeno religioso no campo brasileiro é marcado por contradições e elementos simbólicos que têm estruturado e moldando o modo de ver e estar no mundo. Trata-se de uma experiência pessoal que se materializa nas condições objetivas e normativas da vida humana. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como proposta dialogar sobre as repercussões do fenômeno religioso contemporâneo no agendamento e elaboração de políticas educacionais no Brasil, após o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. O recorte temporal se fundamenta na insurgência de movimentos reacionários que influenciaram significativamente o desmonte de políticas sociais no contexto nacional, neste período. A escolha deste tema justifica-se pela necessidade de compreender como o fenômeno religioso, em suas expressões contemporâneas, têm impactado diretamente a formulação e implementação das políticas educacionais no Brasil. Em um contexto marcado pelo avanço do neoconservadorismo, torna-se urgente analisar de que forma discursos religiosos têm moldado reformas e propostas para uma educação mais democrática, plural e inclusiva. Ao problematizar essas interseções, busca-se evidenciar que a religião não atua de forma marginal, mas ocupa lugar central nas disputas de poder e na definição de agendas políticas, especialmente no campo educacional, onde se travam embates fundamentais sobre direitos, valores e projetos de sociedade. Assim, o percurso metodológico adotado é de caráter qualitativo, utilizando-se da pesquisa descritiva, baseado em análise de produções acadêmicas e documentos oficiais, buscando estabelecer relações entre religião, neoconservadorismo e políticas educacionais no Brasil pós-impeachment. Por fim, o estudo considerou que novas pesquisas qualitativas em profundidade precisam considerar a variável religião como fator preponderante no agendamento político; além de considerar a multiplicidade das experiências religiosas numa perspectiva contra-hegemônica, lançando luz sobre as dinâmicas que estruturam as novas políticas educacionais.

Biografia do Autor

Douglas Franco Bortone, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC). Doutorando em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Licenciando em Ciências Sociais pela Centro Universitário ETEP e Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Juliana de Paula Iennaco, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Mestre em Letras, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF); Psicopedagoga Clínica e Institucional, pelo Grupo UNIS; Especialista em Metodologias Ativas, pelo Grupo Unis; Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Especialista em Informática e Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Especialista em Implementação, Gestão e Avaliação da Educação à Distância, pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases (FAFIC). Professora Universitária na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Ubá-MG.

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica e em Ciências Econômicas, bem como Mestrado e Doutorado em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa, além de Pós-doutorado em Família e Meio Ambiente pela University of Guelph-Canadá. Foi admitida na Universidade Federal de Viçosa em 1991, sendo atualmente enquadrada como Professora Titular. Atuou, durante cinco anos, como Pesquisadora na Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (EMCAPA-ES) e, por um período de sete anos, como docente do Instituto Universitário de Tecnologia de los Llanos-Venezuela. É Pesquisadora Nível 2 do CNPq, com experiência nas áreas de Economia Familiar, Teoria Econômica, Família e Políticas Públicas. É Líder do Grupo de Pesquisa "Famílias, Políticas Públicas, Desenvolvimento Humano e Social", atuando nas seguintes áreas de pesquisa: Estudos e Avaliação de Políticas Públicas, Programas e Projetos Socioambientais; Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Família, Espaço e Sociedade; Famílias, Redes Sociais e Qualidade de Vida; Trabalho, Questão Social e Política Social; Relações de Gênero, Conflitos e Violência; Mulher, Crianças/Adolescentes e Idosos: Trajetórias, Projetos e Condições de Vida, Percepções. 

 

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Publicado
2025-09-29
Como Citar
Bortone, D. F., Iennaco, J. de P., & Loreto, M. das D. S. de. (2025). REPERCUSSÕES DO FENOMENTO RELIGIOSO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS INICIAIS. Perspectivas Sociais, 11(02), e1127648. https://doi.org/10.15210/rps.v11i02.27648