REPERCUSSÕES DO FENOMENTO RELIGIOSO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIÁLOGOS INICIAIS
Resumo
O fenômeno religioso no campo brasileiro é marcado por contradições e elementos simbólicos que têm estruturado e moldando o modo de ver e estar no mundo. Trata-se de uma experiência pessoal que se materializa nas condições objetivas e normativas da vida humana. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como proposta dialogar sobre as repercussões do fenômeno religioso contemporâneo no agendamento e elaboração de políticas educacionais no Brasil, após o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. O recorte temporal se fundamenta na insurgência de movimentos reacionários que influenciaram significativamente o desmonte de políticas sociais no contexto nacional, neste período. A escolha deste tema justifica-se pela necessidade de compreender como o fenômeno religioso, em suas expressões contemporâneas, têm impactado diretamente a formulação e implementação das políticas educacionais no Brasil. Em um contexto marcado pelo avanço do neoconservadorismo, torna-se urgente analisar de que forma discursos religiosos têm moldado reformas e propostas para uma educação mais democrática, plural e inclusiva. Ao problematizar essas interseções, busca-se evidenciar que a religião não atua de forma marginal, mas ocupa lugar central nas disputas de poder e na definição de agendas políticas, especialmente no campo educacional, onde se travam embates fundamentais sobre direitos, valores e projetos de sociedade. Assim, o percurso metodológico adotado é de caráter qualitativo, utilizando-se da pesquisa descritiva, baseado em análise de produções acadêmicas e documentos oficiais, buscando estabelecer relações entre religião, neoconservadorismo e políticas educacionais no Brasil pós-impeachment. Por fim, o estudo considerou que novas pesquisas qualitativas em profundidade precisam considerar a variável religião como fator preponderante no agendamento político; além de considerar a multiplicidade das experiências religiosas numa perspectiva contra-hegemônica, lançando luz sobre as dinâmicas que estruturam as novas políticas educacionais.
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