MIKE DAVIS E O COTIDIANO URBANO

UMA METODOLOGIA DE MAPEAMENTO SOCIAL E TERRITORIAL DO RIO DE JANEIRO

Palavras-chave: Mike Davis, Planejamento urbano, Mapeamento territorial, Morfologia urbana, Conflitos sociais

Resumo

Esse trabalho busca contribuir duplamente com o campo dos estudos sociais urbanos: por um lado, ampliando o entendimento sobre a produção e dinâmicas territoriais de uma determinada realidade municipal e, por outro, desenvolvendo tal processo como uma metodologia apresentada pelo teórico urbano Mike Davis. Por meio de uma leitura do cotidiano sobre as cidades (especialmente Los Angeles), Davis frequentemente analisou a realidade social, cultural e ambiental de maneira interconectada. Nesse sentido, de maneira semelhante, propomos uma análise da cidade do Rio de Janeiro, enquanto estudo de caso, na qual serão aplicados métodos e conceitos que o autor utiliza com fim de construir um “mapa extrapolado” e uma hipótese de futuro para a mesma. Dessa maneira, propomos um entendimento sobre o espaço urbano da cidade, destacando sua forma espacial atrelada às suas dinâmicas sociais e, consequentemente, ampliamos a visão de diversos conflitos a serem objetos de possíveis intervenções. Esse trabalho parte de uma análise sobre o espaço urbano carioca, permeando a leitura de simulacros e sugerindo futuros possíveis.

Biografia do Autor

Gustavo Macêdo Poeys, UFRJ/PROURB

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Possui especialização em Planejamento e Gestão Urbana pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2016). É mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Urbanismo -PROURB/UFRJ.

Referências

ABREU, Maurício de Almeida. Evolução Urbana do Rio de Janeiro. Rio de. Janeiro: IPP, 1988.

ABREU, Maurício de. Abreu (org.). Natureza e Sociedade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Biblioteca Carioca, 1992.

ARANTES, Otília; VAINER, Carlos; MARICATO, Erminia. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2002.

BERTH, Joice. Se a cidade fosse nossa: racismos, falocentrismos e opressões nas cidades. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.

CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Editora Ática. S.A, 1995.

DAVIS, Mike. Ecologia do Medo. São Paulo: Record, 2001.

DAVIS, Mike. Cidade de Quartzo. Rio de Janeiro, Boitempo Editorial, 2009.

DAVIS, Mike. O monstro bate à nossa porta. Rio de Janeiro: Record, 2005.

ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

LEITE, R. P. Contra-usos da Cidade: lugares e espaço público na experiência urbana contemporanea. Aracaju: Editora UFS/Campinas, Editora da UNICAMP, 2007.

MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.

MARICATO, Erminia. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2011.

MERTINS, G., & BÄHR, J. Un modelo de la diferenciacón socio-espacial de las metropolis de América Latina. Revista Geográfica, IPGH, n. 98, p. 23-29, jul./dec., 1983.

MONTE-MÓR, Roberto. Apresentação. In: DAVIS, Mike. Cidade de Quartzo: escavando o futuro em Los Angeles. São Paulo: Boitempo, Ano de publicação.

OLIVEIRA, Francisco. Nota de orelha. In: ARANTES, Otília; VAINER, Carlos; MARICATO, Erminia. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2002.

Publicado
2025-08-25
Como Citar
Poeys, G. M. (2025). MIKE DAVIS E O COTIDIANO URBANO: UMA METODOLOGIA DE MAPEAMENTO SOCIAL E TERRITORIAL DO RIO DE JANEIRO. Perspectivas Sociais, 11(02), e1127660. https://doi.org/10.15210/rps.v11i02.27660