RELAÇÕES DE PODER E MUDANÇA SOCIAL
UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS VISÕES DE NORBERT ELIAS E PIERRE BOURDIEU
Resumo
Este trabalho, com uma proposta ensaística, objetiva estabelecer uma breve discussão entre as perspectivas de Pierre Bourdieu e Norbert Elias acerca da configuração de relações de poder e as mudanças sociais, segundo o conteúdo das obras “O Desencantamento do mundo”, de Bourdieu, e “Os estabelecidos e os Outsiders” de Elias e Scotson. Através de uma análise comparativa pautada nos referidos textos, este trabalho procura responder às seguintes questões para cada autor: quais categorias são utilizadas para abordar as relações de poder? Como são analisadas? E como são interpretados os processos de mudança das relações sociais? A análise conclui que Elias e Scotson retratam as relações de poder em análise relacional e processual, atentos às interdependências, enquanto na obra sobre os trabalhadores na Argélia, Bourdieu o faz através da noção de habitus de classe, com abordagem estruturalista. Por fim, foi produzido um diagrama conclusivo que resume e compara os seguintes âmbitos centrais da teoria dos autores: modelo de relação de poder; fator de diferenciação; mecanismo de manutenção; e mudança social.
Referências
BOURDIEU, Pierre. O Desencantamento do mundo: estruturas econômicas e estruturas temporais. São Paulo: Editora Perspectiva, 2021.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
CAPELLE, Mônica Carvalho Alves; MELO, Marlene Catarina; BRITO, Mozar José de. Relações de poder segundo Bourdieu e Foucault: uma proposta de articulação teórica para a análise das organizações. Organizações Rurais & Agroindustriais, vol. 7, n. 3, p. 356-369, 2005.
CAPRARA, Bernardo Mattes. A teoria das práticas sociais em Bourdieu e Lahire: diálogos e divergências. Revista Espaço Acadêmico, v. 22, n. 239, p. 71–79, 2023.
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
KLÜGER, Elisa. Apresentação. In: BOURDIEU, Pierre. O Desencantamento do mundo: estruturas econômicas e estruturas temporais. São Paulo: Editora Perspectiva, 2021.
LIMA, Denise Maria de Oliveira. Campo do poder, segundo Pierre Bourdieu. Cogito, v. 11, p. 14-19, out. 2010.
NEIBURG, Federico. Apresentação à edição brasileira: A sociologia das relações de poder de Norbert Elias. In: ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____