RELAÇÕES DE PODER E MUDANÇA SOCIAL

UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS VISÕES DE NORBERT ELIAS E PIERRE BOURDIEU

Palavras-chave: Relações de poder, Mudança social, Pierre Bourdieu, Norbert Elias

Resumo

Este trabalho, com uma proposta ensaística, objetiva estabelecer uma breve discussão entre as perspectivas de Pierre Bourdieu e Norbert Elias acerca da configuração de relações de poder e as mudanças sociais, segundo o conteúdo das obras “O Desencantamento do mundo”, de Bourdieu, e “Os estabelecidos e os Outsiders” de Elias e Scotson. Através de uma análise comparativa pautada nos referidos textos, este trabalho procura responder às seguintes questões para cada autor: quais categorias são utilizadas para abordar as relações de poder? Como são analisadas? E como são interpretados os processos de mudança das relações sociais? A análise conclui que Elias e Scotson retratam as relações de poder em análise relacional e processual, atentos às interdependências, enquanto na obra sobre os trabalhadores na Argélia, Bourdieu o faz através da noção de habitus de classe, com abordagem estruturalista. Por fim, foi produzido um diagrama conclusivo que resume e compara os seguintes âmbitos centrais da teoria dos autores: modelo de relação de poder; fator de diferenciação; mecanismo de manutenção; e mudança social.

Biografia do Autor

Luiza Costa Melo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS/UFSCar). Pesquisadora no Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos (GEVAC/UFSCar) e no Grupo de Pesquisa sobre Cidadania, Controle da Ação Policial e Enfrentamento ao Racismo (Capô/DSP-UFF).

Referências

BOURDIEU, Pierre. O Desencantamento do mundo: estruturas econômicas e estruturas temporais. São Paulo: Editora Perspectiva, 2021.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

CAPELLE, Mônica Carvalho Alves; MELO, Marlene Catarina; BRITO, Mozar José de. Relações de poder segundo Bourdieu e Foucault: uma proposta de articulação teórica para a análise das organizações. Organizações Rurais & Agroindustriais, vol. 7, n. 3, p. 356-369, 2005.

CAPRARA, Bernardo Mattes. A teoria das práticas sociais em Bourdieu e Lahire: diálogos e divergências. Revista Espaço Acadêmico, v. 22, n. 239, p. 71–79, 2023.

DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

KLÜGER, Elisa. Apresentação. In: BOURDIEU, Pierre. O Desencantamento do mundo: estruturas econômicas e estruturas temporais. São Paulo: Editora Perspectiva, 2021.

LIMA, Denise Maria de Oliveira. Campo do poder, segundo Pierre Bourdieu. Cogito, v. 11, p. 14-19, out. 2010.

NEIBURG, Federico. Apresentação à edição brasileira: A sociologia das relações de poder de Norbert Elias. In: ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

Publicado
2025-08-23
Como Citar
Melo, L. C. (2025). RELAÇÕES DE PODER E MUDANÇA SOCIAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS VISÕES DE NORBERT ELIAS E PIERRE BOURDIEU. Perspectivas Sociais, 11(02), e1127661. https://doi.org/10.15210/rps.v11i02.27661