O PERIGO DO EDUCADOR POPULAR
Resumo
Resenha do livro - VASCONCELOS, Joana Salém (Org.). Inquérito Paulo Freire: a ditadura interroga o educador. São Paulo: Editora Elefante, 2024.
Referências
ALLMAN, Paula. On Marx: An Introduction to the Revolutionary Intellect of Karl Marx. Sense Publishers: Rotterdam, 2007.
AU, Wayne. The Dialectical Materialism of Paulo Freire's Critical Pedagogy. Revista Reflexão e Ação, v. 25, n. 2, p. 171-195, 2017.
BRAYNER, Flávio Henrique A. “‘Paulofreireanismo’: instituindo uma teologia laica?” Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 70, 2017.
CHAUÍ, Marilena. O Totalitarismo Neoliberal. Anacronismo e Irrupción, v. 10, n. 18, p. 307-328, 2020.
COSTA JUNIOR, Irapuan. “Frank Laubach e Paulo Freire: o plágio que atravessa fronteiras”. Jornal Opção. Setembro de 2024. Acessível em: https://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/contraponto/frank-laubach-e-paulo-freire-o-plagio-atravessa-fronteiras-634869/.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
_________. Educação e Atualidade Brasileira. 1959. Tese de Concurso para a Cadeira de História e Educação, Recife.
________. Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.
_________. Carta de Paulo Freire a Clodomir Santos de Moraes Durante Exílio. Acervo Pessoal, sem referência editorial. Datada de 1973.
_________. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1981.
GREEN, Elliot. What are the most-cited publications in the social sciences (according to Google Scholar)? Blog of London School of Economics and Political Science. Acessível em: https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2016/05/12/what-are-the-most-cited-publications-in-the-social-sciences-according-to-google-scholar/.
HADDAD, Sérgio. Opção radical pelo oprimido. In: GADOTTI, Moacir (Org.). 40 olhares sobre os 40 anos da pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.
KIRKENDALL, Andrew J. Paulo Freire & the Cold War Politics of Literacy. University of North Carolina Press, 2010.
LINDSAY, James. The Marxification of Education: Paulo Freire’s Critical Marxism and the Theft of Education. New Discourses. Orlando, 2022.
MANFREDI, Silvia. Política: educação popular. São Paulo: Editora Símbolo, 1978.
MCLAREN, Peter. Che Guevara, Paulo Freire and the Pedagogy of Revolution. Rowman & Littlefield, 2000.
PIZZOLATO, Nicola; HOLST, John D. Gramsci, Politics and Pedagogy: An Interpretative Framework. Critical Studies of Education, vol 5, 2017.
STÁNCZYK, Piotr. The critique of the critical critique of critical pedagogy: Freire, Suchodolski and the materialist pedagogy of emancipation. Critical Education, 12(4), p. 1-24, 2021.
SUORANTA, Juha. Paulo Freire: um educador marxista. Revista Educere Et Educare, Vol. 18, N. 46, 2023.
_______ Paulo Freire: meu mentor revolucionário. Revista Vagalumear. V. 01, N. 01, 2021.
VASCONCELOS, Joana Salém. Apresentação. In VASCONCELOS, Joana Salém (Org.). Inquérito Paulo Freire: a ditadura interroga o educador. São Paulo: Elefante, 2024.
_______. Paulo Freire e a Guerra Fria. Revista Mouro, Ano 11, n. 14, 2020.
ZEHURI, Yan Caramel. Pedagogia do Oprimido: questões de organização revolucionária. In: TORRES; SILVA; ALMEIDA (Orgs.). XII Colóquio Internacional Paulo Freire: Educação Libertadora – Esperançar Para a Reconstrução do Brasil. Recife: Centro Paulo Freire, 2024.
Copyright (c) 2025 Perspectivas Sociais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____