Capital Fóssil

  • Aline Schmidt Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Capitalismo fóssil, Raízes da crise climática, Revolução industrial, Marxismo ecológico

Resumo

O objetivo da resenha é apresentar criticamente o livro Capital Fóssil, de Andreas Malm. Para isso, buscou-se organizar o texto em três momentos de referência de modo a expor a arquitetura da construção argumentativa do autor. Sendo eles, a elaboração do conceito de economia fóssil, a análise da transição da água para o vapor durante a Revolução Industrial na Inglaterra e das disputas sobre o trabalho e a luta de classes no período. Pode-se concluir que sua interpretação enriquece as reflexões teóricas sobre as raízes sócio-históricas do aquecimento global contemporâneo, fornecendo pistas importantes para pensá-lo na atualidade. 



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Schmidt, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. É monitora do Programa de Estágio Docente (PED) sob supervisão do Dr. Fábio Mascaro Querido e realiza estágio com bolsa na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) na área de "Formação Didático Pedagógica para Cursos de Modalidade à Distância".

Referências

MALM, Andreas. Capital fóssil: a ascensão do motor a vapor e as raízes do aquecimento global. Tradução de Humberto do Amaral. São Paulo: Elefante, 2025.

Publicado
2026-01-20
Como Citar
Schmidt, A. (2026). Capital Fóssil. Perspectivas Sociais, 12(01), e1129357. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/29357