O ENSINO SUPERIOR NA MIRA DO MERCADO

NOTAS SOBRE OS NOVOS (VELHOS) DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Palavras-chave: Ensino Superior, Educação, Neoliberalismo

Resumo

Este artigo objetiva problematizar o contexto da política de Educação Superior brasileira sob a égide do acirramento neoliberal cujas repercussões de medidas austeras e de ataques às universidades são denotadas no cenário presente. Trata-se de estudo bibliográfico e documental a partir de produções teóricas sobre o tema, atrelado às expressões no financiamento, mediante coleta secundária no orçamento da Educação Superior, entre os anos de 2016 a 2022, na Plataforma SIGA Brasil. Infere-se que o Estado opera um processo de dilapidação do Ensino Superior público, haja vista o desfinanciamento factível que conjectura desafios cotidianos nas universidades brasileiras. Em contrapartida, as instituições de ensino superior na rede privada aumentaram exponencialmente seus lucros às custas da riqueza socialmente produzida, que foi aprofundada e escancarada após o golpe civil-parlamentar e midiático. Ressalta-se que à defesa pela educação totalmente pública, laica e de qualidade, pressupõe organização política da classe trabalhadora para o enfrentamento na cena política brasileira.

Biografia do Autor

Camila da Silva Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É Assistente Social (UFRN). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Questão Social, Política Social e Serviço Social (GEP-QPSOCIAL) da UFRN. Bolsista da Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado
2025-10-05
Como Citar
Rocha, C. da S. (2025). O ENSINO SUPERIOR NA MIRA DO MERCADO: NOTAS SOBRE OS NOVOS (VELHOS) DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. Perspectivas Sociais, 11(02), e1129396. https://doi.org/10.15210/rps.v11i02.29396