Lei de Cotas e território
desdobramentos da Lei nº 12.711/2012 na UFRRJ- Campi Seropédica e Nova Iguaçu
Resumo
O presente artigo se situa no cenário das políticas públicas de ação afirmativa no ensino superior, especificamente a política de cota racial expressa na Lei nº 12.711/2012.Apresentamos a UFRRJ, examinando como se deu o processo de implementação da Lei de Cotas por meio das deliberações próprias da Instituição e, a partir dos dados coletados entre janeiro de 2003 a dezembro 2022, nos campi Seropédica e Nova Iguaçu apresentamos um mapeamento comparativo da concentração e origem territorial dos alunos antes e após a implementação da Lei nº12.711/2012 – Lei de Cotas – na UFRRJ visando responder se um dos efeitos da Lei de Cotas foi a maior inserção da população local na Instituição. Ou seja: esta Lei ajudou a UFRRJ a ter maior aderência no território em que está inserida, passando a ser mais acessada pela população local, ou não houve mudanças significativas? O resultado dos dados analisados apontou que a Lei de Cotas ajudou esta IFES a se integrar no território a qual ela faz parte.
Downloads
Referências
ANDREWS, George Reid. Ação afirmativa: um modelo para o Brasil. In: SOUZA, Jessé (Org). Multiculturalismo e racismo: uma comparação Brasil-Estados Unidos. Brasília: Paralelo 15, 1997.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO INEP (ACS/INEP). Ingresso por cotas aumentou 167% nas universidades. Ministério da Educação - Inep, 2023.
BORGES, Antonádia; COSTA, Joaze. B. Dessenhorizar a universidade: 10 anos da lei 12.711, ação afirmativa e outras experiências. Mana, 28 (3), p. 1-20, 2022.
BRASIL. Decreto nº 11.785 de 20 de novembro de 2023. Institui o Programa Federal de ações afirmativas. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 de novembro de 2023.
BRASIL. Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n 169, 30 de agosto de 2012.
BRASIL. Lei 14.723 de 13 de novembro de 2023. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, 14 de novembro de 2023.
CATÁLOGO INSTITUCIONAL UFRRJ. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 110 anos. Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ. Seropédica, 2021.
FERES JÚNIOR, João et al. O impacto da Lei nº 12.711 sobre as universidades federais. Levantamento das políticas de ação afirmativa (GEMAA), IESP-UERJ, setembro, p. 1-34, 2013.
FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2010.
GOMES, Joaquim B. Barbosa. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social. A experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
GOMES, Joaquim. B. B. Ação afirmativa: aspectos jurídicos. In: ABONG. Racismo no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
HAESBAERT, Rogério. O mito da Desterritorialização: Do “fim dos Territórios” à Multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
HAESBAERT, Rogério. Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand, 2014.
HASENBALG, Carlos Alfredo & SILVA, Nelson do Valle. Educação e Diferenças Raciais na Mobilidade Ocupacional no Brasil. XXII Encontro Anual da ANPOCS, GT Desigualdades Sociais, 27 a 31 de outubro de 1998.
HASENBALG, Carlos Alfredo & SILVA, Nelson do Valle. Raça e oportunidades educacionais no Brasil. Cad. Pesquisa., São Paulo (73): 5-12, 1990.
HERINGER, Rosana. R. Ação afirmativa: estratégias pós-Durban. In: Átila Roque; Sônia Correa; Fernanda Carvalho. (Org.). Observatório da Cidadania - Relatório 2002. Rio de Janeiro: IBASE, 2002.
INSTITUCIONAL UFRRJ, 2019. História da UFRRJ.
KAMEL, Ali. Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
LOBÃO, Nice. Projeto de Lei nº 73 de 1999. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e estaduais e dá outras providências. Diário da Câmara dos Deputados, ANO LIV-Nº045. Brasília: 1999.
MACHADO, Vanessa. Lei de cotas no ensino superior e racismo institucional: conhecendo o trâmite legislativo da Lei 12.711/2012. Jundiaí: Paco Editorial, 2020.
NORÕES, Katia Cristina. Cotas raciais ou sociais? Trajetória, percalços e conquistas na implementação de Ações Afirmativas no ensino superior público – 2001 a 2010. 2011. 300 f. Dissertação de Mestrado. (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação; Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2011.
OLIVEIRA, João Henrique. UFRRJ: onze décadas de transformações. INSTITUCIONAL UFRRJ, 2020.
PREDES, Fabiane da Silva de Lemos. A implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): consensos e dissensos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 161 f. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica, 2015.
SANTOS, Renato E. N. dos. A questão racial e as políticas de promoção da igualdade em tempos de golpe: inflexão democrática, projetos de nação, políticas de reconhecimento e território. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n. 42, v. 4, p. 200-224, 2020.
SANTOS, Sales Augusto dos. A Lei no 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do Movimento Negro In: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal n 10.639/03. Brasília: MEC SECAD, 2005.
SILVA, Lúcia Helena Pereira. De recôncavo da Guanabara à Baixada Fluminense: leitura de um território pela história. Recôncavo, vol. 3, n. 5, 2013.
SILVA, Lúcia Helena Pereira. Hildebrando de Goes e sua leitura sobre História da Baixada Fluminense. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 1, p. 107-119, 2019.
SISS, A.; et. al. Ações afirmativas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. In: SISS, A.; MONTEIRO, A. J. de J. (Orgs.) Negros, Indígenas e a Educação Superior. Rio de Janeiro: Quartet: Edur, 2010.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, p. 20-45, 2006.
SOUZA, Paulino José Soares de. Lei nº 1, de 1837, e o Decreto nº 15, de 1839, sobre Instrução Primária no Rio de Janeiro. História da Educação, Pelotas, n. 18, p. 199-205, 2005.
SOUZA, Renan Arjona de. O significado social dos cursos de licenciatura do campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para a baixada fluminense. 2016. 140 p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2016.
SPÍNOLA, Paulo Asafe Campos; OLLAIK, Leila Giandoni. Instrumentos governamentais reproduzem desigualdades nos processos de implementação de políticas públicas? In: PIRES, Roberto R. C. (Org.). Implementando Desigualdades: Reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. Rio de Janeiro: Ipea, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Deliberação do Conselho Universitário. 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Entenda o sistema de cotas étnico-raciais vigente no Brasil e os debates sobre o assunto na Rural. Pró-reitoria de Graduação. Jornal da Graduação. n. 3, Ano. II, Seropédica, UFRRJ, 2012.
Copyright (c) 2026 Perspectivas Sociais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____