Aspectos da colonização francesa em Pelotas

  • Leandro Ramos Betemps

Resumo

Este artigo pretendeu chamar a atenção da comunidade em geral, principalmente dos que trabalham com história e cultura, para os aspectos culturais e econômicos da colonização francesa na zona Sul do Estado. O município de Pelotas possuiu a única colônia francesa do Estado do Rio Grande do Sul, que além de sua importância para a história da imigração gaúcha deu também a Pelotas grande estímulo à sua tradição doceira, através das compotas das antigas fabricas rurais da colônia que originaram as conservas da agroindústria de Pelotas.

Biografia do Autor

Leandro Ramos Betemps
Historiador, licenciado em História pela UFPel (1997), com especialização em patrimônio cultural e conservação de artefatos (2000), especialização em formação do Rio Grande do Sul pela UCPel (2003) e mestrado em memória social pela UFPel (2009). Alguns artigos e livros publicados: “A heroificação e o imaginário social na construção da identidade étnica”, “Vinhos e Doces ao Som da Marselhesa”, “Povoadores de Pelotas” e “A Presença Francesa no Sul do Brasil”.
Publicado
2017-09-12
Como Citar
Betemps, L. R. (2017). Aspectos da colonização francesa em Pelotas. História Em Revista, 5(5). https://doi.org/10.15210/hr.v5i5.12082
Seção
Artigos