SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA: A HISTÓRIA COMO PROPAGADORA DO NACIONALISMO NA EDUCAÇÃO DURANTE O ESTADO NOVO (1937-1945) EM PELOTAS /RS

  • Vanessa dos Santos Lemos Universidade Federal de Pelotas

Resumo

A política educacional do Estado Novo atribuía à História a função de inculcar e propagar o nacionalismo extremado entre os membros da comunidade escolar. Neste estudo objetivou-se compreender se este projeto foi desenvolvido nos estabelecimentos de ensino em Pelotas/RS e através de quais mecanismos. Utilizamos depoimentos de ex-alunos, livros didáticos e paradidáticos, periódicos, legislação e documentos oficiais. Percebemos que os mitos transformados em História justificavam o nacionalismo e subsidiavam o patriotismo, o qual perpassava as demais disciplinas da grade curricular pelotense no Estado Novo. A política educacional inculcava valores que seriam patrióticos, mas neste processo, ela buscava adestrar a população à subordinação acrítica ao Estado ditatorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-10-30
Como Citar
Lemos, V. dos S. (2017). SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA: A HISTÓRIA COMO PROPAGADORA DO NACIONALISMO NA EDUCAÇÃO DURANTE O ESTADO NOVO (1937-1945) EM PELOTAS /RS. História Em Revista, 19(19). https://doi.org/10.15210/hr.v19i19.12406
Seção
Artigos