Advogado, Jornalista, Político e Filho de Comendador Dono de Escravos: Considerações sobre a Trajetória de Júlio Prates de Castilhos (Século XIX)

  • Carina Martiny

Resumo

Esta comunicação trata da análise sobre alguns aspectos da trajetória do líder republicano Júlio Prates de Castilhos. Avalia o peso dos investimentos familiares sobre sua formação sócio-profissional. Evidencia que o estudo de uma trajetória requer também uma análise do contexto familiar, dado que a construção de carreiras individuais eram, muitas vezes, e, sobretudo, no século XIX, investimentos e estratégias familiares. Filho do comendador Francisco Ferreira de Castilhos, estancieiro, grande criador e senhor de escravos, Júlio de Castilhos tornou-se profissional liberal; jornalista e bacharel em Direito. A formação do líder republicano, como demonstra a análise qualitativa do inventário de seu pai, Francisco Ferreira de Castilhos, de 1871, foi sustentada, em boa parte, pela fortuna gerada por meio das atividades econômicas de sua família. Procedente do mundo rural, Júlio de Castilhos firmou posição na esfera urbana contando com investimentos oriundos de atividades agrárias sustentadas pela escravidão. Conclui-se que, na análise da trajetória de Castilhos a partir de uma perspectiva familiar, é possível dimensionar a ação de reconversão do capital material e simbólico na manutenção do status de elite no contexto das décadas finais do Oitocentos.
Publicado
2017-10-30
Como Citar
Martiny, C. (2017). Advogado, Jornalista, Político e Filho de Comendador Dono de Escravos: Considerações sobre a Trajetória de Júlio Prates de Castilhos (Século XIX). História Em Revista, 19(19). https://doi.org/10.15210/hr.v19i19.12463
Seção
Artigos