DIREITOS HUMANOS E SOBERANIA ALIMENTAR NA ATUAÇÃO DA REGIONAL LATINO-AMERICANA DA UNIÃO INTERNACIONAL DOSTRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO (REL-UITA)

  • Icaro Bittencourt

Resumo

Em 1920, sindicatos de trabalhadores em padarias, cervejarias, açougues e frigoríficos de países principalmente do norte europeu fundaram uma federação sindical internacional para representar os interesses daquelas categorias. Nascia naquele momento a União Internacional de Trabalhadores da Alimentação (UITA) que, mais tarde, a partir do final dos anos 1940, incorporaria entre seus afiliados trabalhadores de diversos ramos da alimentação e da produção agrícola (como os plantadores de tabaco) e também diversos sindicatos que aglutinavam os trabalhadores em hotéis, restaurantes e turismo. Em 1967 foi criada, em Montevidéu, a seção regional latino-americana da UITA (REL-UITA), que congregou algumas das lutas sindicais de trabalhadores da alimentação de diversos países sul-americanos. Essa pesquisa investiga como, na sua atuação internacional, a REL-UITA articulou, dentro das lutas sindicais, os conceitos e as práticas da luta pelos direitos humanos e pela soberania alimentar dos trabalhadores afiliados e também da população em geral. A partir das publicações oficiais da federação sindical, dos registros de sua atuação pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e também através do levantamento de algumas lutas específicas da entidade e dos seus sindicatos, procuro problematizar a origem e os desdobramentos das categorias direitos humanos e soberania alimentar na atuação da entidade nas últimas três décadas do século XX.
Publicado
2017-10-30
Como Citar
Bittencourt, I. (2017). DIREITOS HUMANOS E SOBERANIA ALIMENTAR NA ATUAÇÃO DA REGIONAL LATINO-AMERICANA DA UNIÃO INTERNACIONAL DOSTRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO (REL-UITA). História Em Revista, 19(19). https://doi.org/10.15210/hr.v19i19.12473
Seção
Artigos