TRABALHADORES, INSUBMISSOS E LAVRADORES: OCUPAÇÕES ESCRAVAS EM UMA UNIDADE PRODUTIVA MISTA (TAQUARI, SÉCULO XIX)

  • Paulo Roberto Staudt Moreira Unisinos
  • Raul Rois Schefer Cardoso

Resumo

No ano de 1862, faleceu Manoel Alves dos Reis Louzada, o 1º Barão de Guaíba, legando ao seu herdeiro universal e compadre um vultoso patrimônio composto de fazendas e cerca de 168 cativos. Pretendemos neste artigo compreender no que se ocupavam estes escravos (e que em 1863 participaram de uma desordem/insurreição), principalmente por tratar-se de uma zona não caracterizada pela pecuária extensiva, mas pela extração e transformação de madeira, por uma média criação de gado, pela exploração de pedreiras e ervais.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Staudt Moreira, Unisinos
Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Atual Vice-presidente do Núcleo RS da Associação Nacional de História. Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense. 
Publicado
2017-10-30
Como Citar
Moreira, P. R. S., & Rois Schefer Cardoso, R. (2017). TRABALHADORES, INSUBMISSOS E LAVRADORES: OCUPAÇÕES ESCRAVAS EM UMA UNIDADE PRODUTIVA MISTA (TAQUARI, SÉCULO XIX). História Em Revista, 19(19). https://doi.org/10.15210/hr.v19i19.12487
Seção
Artigos