EM BUSCA DOS MONGES HISTÓRICOS: FONTES E HISTORIOGRAFIA
Resumo
Desde há mais de um século hipóteses vem sendo apresentadas por pesquisadores brasileiros para esclarecer o que aconteceu aos monges João Maria de Agostini e João Maria de Jesus depois de suas passagens pelo sul do Brasil, entre meados do século XIX e início do XX. Sabe-se que peregrinaram por extensa região entre o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, contudo, após isso, tudo mais são suposições. A rota percorrida, os caminhos tomados e os locais habitados eram imprecisos, assim como onde, quando e como morreram. Os motivos para tantas dúvidas eram atribuídos à falta de documentos confiáveis. Partindo desse pressuposto, os interessados em desvendar o destino dos monges restringiram-se, em sua maioria, a coletar depoimentos junto aos devotos de “São João Maria”, o que de fato pouco contribui para quem tem por objetivo acompanhar a trajetória dos sujeitos históricos. Na verdade, há pistas a serem seguidas, não somente documentais, mas, também, historiográficas, e que podem indicar novos rumos para desvendar os indivíduos que se acobertaram sob a fama de “monges milagrosos”.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.