ETNICIDADE E VIOLÊNCIA: UM ESTUDO DOS CASOS DE MAUS TRATOS E MORTES DE IMIGRANTES ESTRANGEIROS NA REGIÃO DO CONTESTADO (1908 – 1916)

  • Viviani Poyer

Resumo

O presente trabalho se propõe analisar a participação e o grau de envolvimento de diferentes grupos étnicos, principalmente aqueles compostos por imigrantes europeus e a questão da violência contra estes, ocorrida no período entre 1908 e 1916, durante o movimento social do Contestado. A participação e o grau de envolvimento de diferentes grupos étnicos, principalmente aqueles compostos por imigrantes europeus e a questão da violência no contexto em que se deu o conflito, são ainda lacunas que anseiam por uma investigação mais aprofundada. Os questionamentos que se pretende fazer às fontes a serem analisadas tem por objetivo desconstruir um discurso, ainda presente na historiografia acerca do tema. Discursos estes que utilizam de denominações pejorativas, ao se referir a grupos de composição tão diversa que aderiram as causas do movimento. Estes, porém, são aspectos considerados secundários, uma vez que o objetivo não é desenvolver um trabalho sobre as questões estruturais, mas sim sobre a teia discursiva e sobre os sujeitos históricos envolvidos no movimento e por ela capturados.
Publicado
2017-11-09
Como Citar
Poyer, V. (2017). ETNICIDADE E VIOLÊNCIA: UM ESTUDO DOS CASOS DE MAUS TRATOS E MORTES DE IMIGRANTES ESTRANGEIROS NA REGIÃO DO CONTESTADO (1908 – 1916). História Em Revista, 20(20). https://doi.org/10.15210/hr.v20i20.12547
Seção
Artigos