TERRA E RESISTÊNCIA: AS DISPUTAS FUNDIÁRIAS NOS VALES DOS RIOS NEGRO E IGUAÇU E SUA INFLUÊNCIA NA ADESÃO AO MOVIMENTO SERTANEJO DO CONTESTADO, (1889-1917).
Resumo
A presente comunicação pretende compartilhar os resultados preliminares do projeto de pesquisa desenvolvido pelos pesquisadores do NUPHIS – Núcleo de Pesquisa em História, da UnC (Universidade do Contestado). O projeto pretende compreender o processo de luta pela terra na região dos vales dos rios Negro e Iguaçu, entre os anos de 1889 e 1917, e avaliar a influência das disputas fundiárias enquanto elemento decisivo para a adesão da população daquela região às fileiras do movimento sertanejo do Contestado. O texto apresenta questões relacionadas ao corpus documental e estratégias de pesquisa.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.