OS SISTEMAS DE TRABALHO ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DE TERRAS, LAGES-SC (FINAL DO SÉCULO XIX - INÍCIO DO SÉCULO XX)

  • Janaina Neves Maciel

Resumo

Entre os processos de legitimação e revalidação de terras correspondentes ao município de Lages-SC, transcorridos entre os anos de 1890 e 1910, período próximo e anterior ao início do conflito do Contestado, movimento este que atingiu a região que abrange o município citado, consta o processo de legitimação requerido por Domingas Maria Henrique, através dos seus autos é possível observar diferentes formas de trabalho na mesma terra, mesmo que não acontecessem de forma concomitante. O presente trabalho realiza algumas discussões, mesmo que ainda iniciais, sobre essas relações de trabalho, interdependentes da questão da terra, contextualizando-as aos demais elementos sociais intrínsecos a essa sociedade, como por exemplo, o coronelismo e o compadrio.
Publicado
2017-11-09
Como Citar
Neves Maciel, J. (2017). OS SISTEMAS DE TRABALHO ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DE TERRAS, LAGES-SC (FINAL DO SÉCULO XIX - INÍCIO DO SÉCULO XX). História Em Revista, 20(20). https://doi.org/10.15210/hr.v20i20.12551
Seção
Artigos