A AÇÃO HISTORIOGRÁFICA SEGUNDO ALFREDO PIMENTA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo evidenciar a relação entre objetividade e subjetividade na operação historiográfica de Alfredo Pimenta a partir de sua obra Meus elementos de História de Portugal. A obra Meus Elementos de História de Portugal (1935) contém reflexões de Pimenta sobre a História. A partir do questionamento sobre “o que é História” para Pimenta é possível perceber os conflitos existenciais do autor em relação ao mundo, que inclui suas escolhas frente a formação do Estado Novo português e seus posicionamentos teóricos. Por fim, a resolução do problema revelou um profundo desgaste da história nacionalista proposta por Pimenta, que considerava ser possível chegar a uma verdade inquestionável por meio das fontes.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.