O SONHO DE SER “MISS MULATA” NA REPRESENTAÇÃO DE BELEZA E RAÇA (1969-1999), RS
Resumo
A pesquisa tem como temática um concurso de beleza denominado “Miss Mulata”, o qual tinha como objetivo a valorização da mulher negra. O concurso tem origem em Arroio Grande (RS) no ano de 1969, é fundado por Antônio Carlos da conceição, o qual se denomina como um “negro, mas não puro”. A pesquisa se propõe à analisar as questões que envolvem a construção da representação da mulata no imaginário brasileiro, assim como, a construção de beleza e representação neste concurso. Busca-se compreender até que ponto o concurso pode contribuir para o fim do racismo e preconceitos sobre a mulher negra, levando em conta, principalmente a terminologia utilizada para denominação do mesmo?Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.