PARTEIRAS MADRINHAS (SUL DO RS, 1960-1990)
Resumo
Esta comunicação apreenderá as relações entre parteiras e suas comunidades que se estabeleciam a partir do parto, no sul do Rio Grande do Sul, entre 1960-1990. As parteiras também benziam, aplicavam injeções, receitavam ervas e mantinham em casa alguns fármacos para emergência, atendendo além das parturientes e recém-nascidos, crianças, adultos e idosos. Em contrapartida recebiam alimentos, presentes e eram convidadas para madrinhas dos recém-nascidos. Através das entrevistas de história oral temática realizadas para o projeto de pesquisa “O ofício de parteira ao sul do RS (1960-1990)” e do conceito de reciprocidade se pretende compreender tal prática.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.