O diálogo tenso entre Paul Veyne e Max Weber
Resumo
Basta passar os olhos pelo Como se escreve a história para perceber, aqui e ali, um diálogo entre Paul Veyne e Max Weber. Defino as frequentes remissões do primeiro ao segundo como um "diálogo", porque outros termos seriam demasiado impróprios. "Polêmica" nos faria supor a contemporaneidade dos autores, um respondendo ao outro para aquiescer ou discordar, mas os cinquenta anos que separam a morte de Weber do libro de Veyne impedem empiricamente esse diálogo. De outra forma, o uso do termo "debate", com o qual diríamos que Veyne "Debate" ideias de Weber, dar-nos-ía a falsa impressão de que esse seria o objetivo de Como se escreve a história, quando, na verdade, as remissões do primeiro ao segundo são pontuais, importantes em apenas alguns momentos de sua argumentação ziguezagueante.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.