Notícias

 

PRORROGAÇÃO DO PRAZO: DOSSIÊ "Sociologia das ortodoxias e heterodoxias na economia brasileira"

 

A Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convida os (as) autores (as) a participarem do dossiê:  Sociologia das ortodoxias e heterodoxias na economia brasileira cuja data para submissão foi prorrogada até 25/10/2021.

 
Publicado: 2021-10-06 Mais...
 

Publicação de Dossiê: A sociologia como ontologia do presente: teoria, metateoria e análise crítica

 
É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu décimo quinto número, publica o Dossiê “A sociologia como ontologia do presente: teoria, metateoria e análise crítica”, organizado por Marcos Lacerda – PNPD do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel); André Magnelli, Professor e Diretor do Ateliê de Humanidades (FSBRJ/IFCS-UFRJ) e José Luís Garcia, Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL).  
Publicado: 2021-09-03 Mais...
 

Chamada de Dossiê: Sociologia das ortodoxias e heterodoxias na economia brasileira

 
A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convida pesquisadores e pesquisadoras da Sociologia e áreas afins a enviarem artigos inéditos ao dossiê “Sociologia das ortodoxias e heterodoxias na economia brasileira”, organizado por Rodrigo Cantu (UFPel) e Bruno Barreiros (UFBA), com publicação prevista no número de agosto-dezembro 2021.  
Publicado: 2021-06-18 Mais...
 

Prorrogação do Prazo. Dossiê: A sociologia como ontologia do presente: teoria, metateoria e análise crítica

 

A Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convida os (as) autores (as) a participarem do dossiê: A sociologia como ontologia do presente: teoria, metateoria e análise crítica, cuja data para submissão foi prorrogada até 20/05/2021.

 

 

 
Publicado: 2021-05-11 Mais...
 

Chamada de Dossiê: A sociologia como ontologia do presente: teoria, metateoria e análise crítica

 

A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convida pesquisadores e pesquisadoras da Sociologia e áreas afins para enviarem artigos inéditos ao dossiê: “A sociologia como ontologia do presente: teoria, metateoria e análise crítica”, organizado por Marcos Lacerda – PNPD do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel); André Magnelli, Professor e Diretor do Ateliê de Humanidades e José Luís Garcia, Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL).

Nas últimas décadas a sociedade moderna vem passando por transformações de grande vulto, em diversos aspectos e dimensões, incluindo questões de âmbito macroestrutural, político-institucional, econômico, cultural, estético, ético-moral, epistêmico e, mesmo, ontológico.

Os contornos dessas transformações são vários. Podemos pensar aqui em mudanças de ordem macroestrutural nas forças produtivas do capitalismo; variações modernas e “pós-modernas” da crítica à modernidade; debates acerca de alterações profundas nas formas de governança com a biopolítica; informatização da vida social em todas as suas dimensões; interesse no surgimento de novos campos de saber, embaralhando regiões ontológicas e epistêmicas, com as tecnociências; teorias do ciberespaço, do pós-humanismo e do transumanismo; projetos de recriação de paradigmas ético-normativos com ambição cosmopolita, entre outros.

A sociologia, um dos discursos mais fecundos e críticos da modernidade, vem acompanhando o processo e construindo uma série de diagnósticos em diferentes níveis de análise, mantendo sempre o horizonte da racionalidade crítica, da lógica conceitual e da regulação da cientificidade, que demarcam o que melhor se fez neste vasto campo de conhecimento.

A proposta deste Dossiê é selecionar trabalhos sociológicos que tenham como objeto análises teóricas e metateóricas sobre o tempo presente, associadas aos processos de transformações mencionados, com ênfase em especial para os esforços de análise e reflexão mais propriamente de ordem teórica e conceitual

 

 

 

 
Publicado: 2020-12-16 Mais...
 

Artigo premiado pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) - ONU Mulheres.

 

É com orgulho e alegria que anunciamos que o artigo "Os sentidos da paridade de gênero na Bolívia e os elementos da sua constante transformação" de Ananda Winter, veiculado através da NORUS, acaba de ganhar o Prêmio ABCP - ONU Mulheres.

 

 

 
Publicado: 2020-10-23 Mais...
 

Prorrogação do Prazo. Dossiê: Trabalho e Educação em tempos de pandemia

 
A Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convida os (as) autores (as) a participarem do dossiê: Trabalho e Educação em tempos de pandemia, cuja data para submissão foi prorrogada até 01/11/2020.  
Publicado: 2020-10-20 Mais...
 

Publicação de Dossiê: No ar o novo Dossiê: As vias qualitativas da indagação social

 
É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu décimo terceiro número, publica o Dossiê "As vias qualitativas da indagação social”. O dossiê é organizado por: Angelica de Sena professora na Universidad Nacional de La Matanza (UNLaM)e na Universidad de Buenos Aires (UBA). Pesquisadora na UNLaM, no Instituto Gino Germani da Facultad de Ciencias Sociales (UBA) e no Centro de Investigaciones y Estudios Sociológicos (CIES), na Argentina; e, por Lorena Gill professora titular do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, com atuação, entre outras, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e no Programa de Pós-Graduação em História, da referida instituição.
O objetivo deste dossiê consiste em promover discussões metodológicas sobre os percursos para a construção do conhecimento. Especificamente, trata-se de contribuições que versam a respeito de abordagens qualitativas, a partir de diferentes perspectivas de análise. No conjunto, contamos com cinco artigos de pesquisadores argentinos e brasileiros, e uma tradução de um artigo elaborado pelo sociólogo argentino Adrián Scribano e por Angelica de Sena (uma das organizadoras do dossiê).
 
Publicado: 2020-08-09 Mais...
 

Chamada de Dossiê: Trabalho e Educação em tempos de pandemia

 

A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convida pesquisadores e pesquisadoras da Sociologia e áreas afins para enviarem artigos inéditos ao dossiê: Trabalho e Educação em tempos de Pandemia, organizado por Ana Paula F. D’Avila – PNPD do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel) e por Eduardo V. Bonaldi Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (UFSC).

 
Publicado: 2020-07-31 Mais...
 

PRORROGAÇÃO DO PRAZO CHAMADA: As vias qualitativas da indagação Social

 
A Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convida os (as) autores (as) a participarem do dossiê: As vias qualitativas da indagação Social, cuja data para submissão foi prorrogada até 29/05/2020.  
Publicado: 2020-05-11 Mais...
 

Chamada de Dossiê: Chamada de artigos do Dossiê: As vias qualitativas da indagação social

 

 

São múltiplas e com destinos díspares as vias de construção de conhecimento social, entre as quais destacam-se as pesquisas que utilizam a abordagem qualitativa. Tal modo de pesquisar pode localizar-se em diversos campos disciplinares: sociologia, história, educação, trabalho social, psicologia, antropologia, comunicação, entre outros, com singulares percursos em cada um deles. Associa-se, por sua vez, a diversas tradições teóricas, epistemológicas e metodológicas, que no decorrer dos anos se consolidaram e abriram o caminho a discussões e modos de indagar mais amplos. A pesquisa qualitativa é uma atividade científica, que se localiza no espaço e no tempo para observar o mundo a partir de um conjunto de práticas que tornam visível esse mundo. E aqueles que observam, também compartilham o cenário de observação, da ação por onde o mundo social acontece. Isso significa, colocar em funcionamento interpretações, representações e sensações desde perspectivas teóricas e epistémicas que desenham um método de trabalho.

 
Publicado: 2020-02-17 Mais...
 

Publicação de Dossiê: No ar o novo Dossiê: A generalização da ideia de empresa nas políticas sociais: características e implicações

 

 

A Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), publica em seu v. 7, nº 12 o Dossiê: “A generalização da ideia de empresa nas políticas sociais: características e implicações". Este dossiê é organizado por: Marcio Silva Rodrigues,  Professor Adjunto do Departamento de Administração, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais e do Mestrado Profissional (PPGDTSA) em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por Márcio Barcelos, Professor Adjunto do Departamento em Administração, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e do Mestrado Profissional (PPGDTSA) em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e por Larissa Ferreira Tavares, Professora Assistente do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (ICEAC/FURG) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGA/UFSC).

 
Publicado: 2020-01-01 Mais...
 

Publicação de Dossiê: No ar o novo Dossiê: Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos

 


 

É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), publica em seu v. 7, nº 11 o Dossiê: “Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos". Este dossiê, organizado por Simone da Silva Ribeiro Gomes, Professora Adjunta da UFPel, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), Talita São Thiago Tanscheit e Marcia Rangel Candido, ambas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), visa a divulgação de artigos que situam os estudos de gênero como assuntos incontornáveis nas pesquisas sobre os processos sociais e políticos em curso na região. É desse recorte geográfico, e da pluralidade de coletivos e organizações abarcadas na noção de feminismo.


 
Publicado: 2019-08-30 Mais...
 

Chamada de Dossiê: Chamada de artigos do Dossiê: A generalização da ideia de empresa nas políticas sociais: características e implicações

 
Considerada como um símbolo de eficiência econômica, a ideia de empresa tornou-se o modelo de referência e o sistema normativo central das sociedades contemporâneas, seja no centro ou na periferia do sistema capitalista. Intensificado com o projeto neoliberal, esse avanço e predomínio da empresa se manifesta não somente a partir da incorporação das características, da linguagem, das técnicas e dos métodos empresariais por indivíduos e/ou organizações não necessariamente econômicas, mas também como um poder transversal que contribui para redefinir as mais diversas formas de sociabilidade no mundo contemporâneo.

Este processo que não apenas constitui, mas amplia a centralidade da ideia de empresa, tem afetado tanto os welfare states consolidados nos países centrais do capitalismo quanto os incipientes sistemas de proteção social nos países periféricos. De fato, não são poucas as manifestações de alinhamento dos governos com as premissas empresariais, desde o discurso pró privatização, passando pela disseminação de práticas gerenciais próprias de empresas, ao estímulo a parcerias público-privadas e ao empreendedorismo. Subjacente a esse processo, direitos sociais e de cidadania constitucionalmente garantidos passam a serem vistos como produtos e serviços. Coloca-se assim, como agenda de pesquisa, as relações entre a ideia de empresa, sua generalização, e os impactos sobre as políticas sociais em países periféricos como o Brasil.

Nesse sentido, convida-se pesquisadoras e pesquisadores que tenham interesse em analisar processos de formulação, implementação e avaliação de políticas sociais a partir do foco nas relações entre premissas empresariais e ação governamental. São bem-vindos trabalhos que explorem perspectivas teóricas e metodológicas que possibilitem a reflexão crítica sobre a generalização da ideia de empresa nas mais diversas áreas setoriais que compõem o sistema de proteção social dos diferentes países.

 

 
Publicado: 2019-08-21 Mais...
 

No ar o novo Dossiê da Norus "Ambiente, tecnociência e os desafios impostos pela relação sociedade-natureza"

 

É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu décimo número, publica o Dossiê “Ambiente, tecnociência e desafios impostos pela relação sociedade-natureza”.

O dossiê é organizado pelos professores Rafael Braz, Professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, Mauricio Berger, Professor do Instituto de Investigación y Formación em Administración Pública, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Córdoba, e Camila Dellagnese Prates, Pós-Doutoranda na Universidade Federal de Pelotas. Os três são pesquisadores com vasta experiência em sociologia ambiental.

Neste dossiê são publicados sete artigos escritos por autores brasileiros e estrangeiros que apresentam um panorama contemporâneo da temática no Brasil e na América Latina, tais como a relação entre tecnologia e ciência, a transferência de modelos tecnológicos, territórios e multiterritorialidades, conflitos socioambientais, senso de justiça em questões ambientais, modelos alternativos de produção e consumo de alimentos, práticas empresariais e sustentabilidade.

Essa edição conta ainda com seis artigos submetidos ao fluxo contínuo, o que demonstra que a NORUS vem se consolidando como espaço de interesse de pesquisadores das ciências sociais para publicação de suas pesquisas. Estes artigos abordam questões ligadas a temáticas diversas, como o desenvolvimento conceitual da sociologia de Pierre Bourdieu, revisão das pesquisas empíricas no Centro Espírita UDV, sistema prisional, etnografia de profissionais de saúde, ser rabino como profissão e estilo de vida, integração dos muçulmanos na Europa.

Além destes, a edição apresenta duas resenhas: da obra “Global Perspectives on Workers’ and Labour Organizations”, de 2018, organizada por Maurizio Atzeni e Immanuel Ness; da tradução de 2017 e da obra “A Ideia de Socialismo: Tentativa de Atualização”, de Axel Honneth.

Agradecemos a todas(os) as(os) autoras(es) pelo compartilhamento de conhecimento e saberes no campo de produção teórica e empírica sobre a sociologia ambiental, bem como aos organizadores do dossiê por apresentarem uma importante proposta que merece a atenção e reflexão dos cientistas sociais. Estendemos nossos agradecimentos a todos os pareceristas e demais colaboradores que auxiliaram na composição desta edição da NORUS. Desejamos uma boa leitura!

Equipe editorial da Revista NORUS

 
Publicado: 2019-03-27
 

Chamada de Dossiê: Chamada de artigos Dossiê: Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos

 

A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convida pesquisadoras/es de Sociologia e áreas afins a enviarem artigos inéditos ao dossiê com o tema “Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos”, organizado por Simone da Silva Ribeiro Gomes, Professora Adjunta da UFPel, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), Talita São Thiago Tanscheit e Marcia Rangel Candido, ambas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

As  "Diretrizes para Autores" encontram-se na seção "Sobre" da revista. Disponível no link: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/about/submissions#authorGuidelines

Data de submissão: 21/06/2019

 
Publicado: 2019-03-21 Mais...
 

Chamada de artigos Dossiê: Ambiente, tecnociência e os desafios impostos pela relação sociedade-natureza

 

A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, convida pesquisadores da Sociologia e áreas afins para o envio de artigos inéditos para o dossiê: Ambiente, Tecnociência, Relação Sociedade-Natureza.

DATA DE SUBMISSÃO PRORROGADA: 07 de dezembro de 2018.

 
Publicado: 2018-04-25 Mais...
 

No ar o novo Dossiê da Norus "Estado social: entre as políticas de austeridade e os dispositivos de responsabilização individual"

 

É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu oitavo número publica o Dossiê “Estado social: entre as políticas de austeridade e os dispositivos de responsabilização individual". O dossiê é organizado pelos professores Angelo Martins Junior, da Goldsmiths College/University of London e Attila Magno e Silva Barbosa, do PPGS/UFPel, sendo ambos pesquisadores com vasta experiência na temática.

 

 
Publicado: 2018-02-20 Mais...
 

Chamada de artigos Dossiê: Etnografias sociológicas de um mundo do trabalho reconfigurado

 
A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, convida pesquisadores da Sociologia e áreas afins para o envio de artigos inéditos para o dossiê: Etnografias sociológicas de um mundo do trabalho reconfigurado.  
Publicado: 2017-12-22 Mais...
 

No ar o novo dossiê da Norus “Simmel e as Formas de Vida"

 
É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu sétimo número publica o Dossiê “Simmel e as Formas de Vida”. Nesse dossiê, organizado por Arthur Bueno pesquisador do Centro Max Weber de Estudos Culturais e Sociais Avançados da Universidade de Erfurt, Eder Malta e Elaine da Silveira Leite professores do PPGS/UFPel, destaca-se a contribuição do pensamento de Georg Simmel para a compreensão da sociedade contemporânea a partir de trabalhos que apresentam interlocuções teóricas e metodológicas com sua obra.  
Publicado: 2017-10-08 Mais...
 

PRORROGAÇÃO PRAZO CHAMADA

 
A Revista NORUS - Novos Rumos Sociológicos prorroga o prazo para a submissão de contribuições para o dossiê Estado Social: entre as políticas de austeridade e os dispositivos de responsabilização individual. Estamos recebendo contribuições até o dia 15 de NOVEMBRO de 2017.  
Publicado: 2017-09-14 Mais...
 

Edital Chamada para resenhistas.

 

A Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de periodicidade semestral, convida mestres e doutores brasileiros (as) e estrangeiros(as) a enviarem resenhas para serem avaliadas e publicadas na revista. Os pesquisadores que desejam contribuir devem escolher um dos livros indicados no edital e enviar um e-mail para revnorus@gmail.com com nome completo, indicação do livro escolhido e link para currículo lattes, até às 23:59 do dia 11 de agosto de 2017. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de agosto e as resenhas deverão ser entregues para avaliação dos pares até dia 06 de novembro. Para mais informações acesse o edital:

https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/announcement/view/137

 
Publicado: 2017-07-06 Mais...
 

Dossiê Estado social: entre as políticas de austeridade e os dispositivos de responsabilização individual

 

CHAMADA DE ARTIGOS

Dossiê Estado social: entre as políticas de austeridade e os dispositivos de responsabilização individual

A NORUS convida para o envio de artigos que discutam as mutações do Estado social ao redor do mundo a partir da promoção de políticas de austeridade e de dispositivos de responsabilização individual do trabalhador.

Organizadores: Angelo Martins Junior (Goldsmiths College/University of London) e Attila Magno e Silva Barbosa (Universidade Federal de Pelotas).

 
Publicado: 2017-06-07 Mais...
 

Chamada Dossiê "Simmel e as formas de vida"

 

A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, convida pesquisadores da Sociologia e áreas afins para o envio de artigos inéditos para o dossiê: SIMMEL E AS FORMAS DE VIDA

Organizadores: 
Arthur Bueno (Universidade de Erfurt)
Eder Claudio Malta Souza (UFPel)
Elaine da Silveira Leite (UFPel)

Data limite de submissão: 10 de maio de 2017
Previsão de publicação do dossiê: julho/agosto de 2017
Mais informações: revnorus@gmail.com

A submissão dos artigos deve ser feita pelo site REVISTA NORUS. Clique aqui.

 
Publicado: 2016-12-19 Mais...
 

No ar o novo dossiê da Norus "A atualidade de Henri Lefebvre"

 
É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu sexto número publica o Dossiê “A atualidade de Henri Lefebvre”.  
Publicado: 2016-12-10 Mais...
 
1 a 25 de 28 itens 1 2 > >>