Notícias

 

No ar o novo Dossiê da Norus "Ambiente, tecnociência e os desafios impostos pela relação sociedade-natureza"

 

É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu décimo número, publica o Dossiê “Ambiente, tecnociência e desafios impostos pela relação sociedade-natureza”.

O dossiê é organizado pelos professores Rafael Braz, Professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, Mauricio Berger, Professor do Instituto de Investigación y Formación em Administración Pública, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Córdoba, e Camila Dellagnese Prates, Pós-Doutoranda na Universidade Federal de Pelotas. Os três são pesquisadores com vasta experiência em sociologia ambiental.

Neste dossiê são publicados sete artigos escritos por autores brasileiros e estrangeiros que apresentam um panorama contemporâneo da temática no Brasil e na América Latina, tais como a relação entre tecnologia e ciência, a transferência de modelos tecnológicos, territórios e multiterritorialidades, conflitos socioambientais, senso de justiça em questões ambientais, modelos alternativos de produção e consumo de alimentos, práticas empresariais e sustentabilidade.

Essa edição conta ainda com seis artigos submetidos ao fluxo contínuo, o que demonstra que a NORUS vem se consolidando como espaço de interesse de pesquisadores das ciências sociais para publicação de suas pesquisas. Estes artigos abordam questões ligadas a temáticas diversas, como o desenvolvimento conceitual da sociologia de Pierre Bourdieu, revisão das pesquisas empíricas no Centro Espírita UDV, sistema prisional, etnografia de profissionais de saúde, ser rabino como profissão e estilo de vida, integração dos muçulmanos na Europa.

Além destes, a edição apresenta duas resenhas: da obra “Global Perspectives on Workers’ and Labour Organizations”, de 2018, organizada por Maurizio Atzeni e Immanuel Ness; da tradução de 2017 e da obra “A Ideia de Socialismo: Tentativa de Atualização”, de Axel Honneth.

Agradecemos a todas(os) as(os) autoras(es) pelo compartilhamento de conhecimento e saberes no campo de produção teórica e empírica sobre a sociologia ambiental, bem como aos organizadores do dossiê por apresentarem uma importante proposta que merece a atenção e reflexão dos cientistas sociais. Estendemos nossos agradecimentos a todos os pareceristas e demais colaboradores que auxiliaram na composição desta edição da NORUS. Desejamos uma boa leitura!

Equipe editorial da Revista NORUS

 
Publicado: 2019-03-27
 

Chamada de artigos Dossiê: Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos

 

A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convida pesquisadoras/es de Sociologia e áreas afins a enviarem artigos inéditos ao dossiê com o tema “Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos”, organizado por Simone da Silva Ribeiro Gomes, Professora Adjunta da UFPel, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), Talita São Thiago Tanscheit e Marcia Rangel Candido, ambas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Data de submissão: 21/06/2019

 
Publicado: 2019-03-21 Mais...
 

Chamada de artigos Dossiê: Ambiente, tecnociência e os desafios impostos pela relação sociedade-natureza

 

A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, convida pesquisadores da Sociologia e áreas afins para o envio de artigos inéditos para o dossiê: Ambiente, Tecnociência, Relação Sociedade-Natureza.

DATA DE SUBMISSÃO PRORROGADA: 07 de dezembro de 2018.

 
Publicado: 2018-04-25 Mais...
 

No ar o novo Dossiê da Norus "Estado social: entre as políticas de austeridade e os dispositivos de responsabilização individual"

 

É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu oitavo número publica o Dossiê “Estado social: entre as políticas de austeridade e os dispositivos de responsabilização individual". O dossiê é organizado pelos professores Angelo Martins Junior, da Goldsmiths College/University of London e Attila Magno e Silva Barbosa, do PPGS/UFPel, sendo ambos pesquisadores com vasta experiência na temática.

 

 
Publicado: 2018-02-20 Mais...
 

Chamada de artigos Dossiê: Etnografias sociológicas de um mundo do trabalho reconfigurado

 
A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, convida pesquisadores da Sociologia e áreas afins para o envio de artigos inéditos para o dossiê: Etnografias sociológicas de um mundo do trabalho reconfigurado.  
Publicado: 2017-12-22 Mais...
 

No ar o novo dossiê da Norus “Simmel e as Formas de Vida"

 
É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu sétimo número publica o Dossiê “Simmel e as Formas de Vida”. Nesse dossiê, organizado por Arthur Bueno pesquisador do Centro Max Weber de Estudos Culturais e Sociais Avançados da Universidade de Erfurt, Eder Malta e Elaine da Silveira Leite professores do PPGS/UFPel, destaca-se a contribuição do pensamento de Georg Simmel para a compreensão da sociedade contemporânea a partir de trabalhos que apresentam interlocuções teóricas e metodológicas com sua obra.  
Publicado: 2017-10-08 Mais...
 

PRORROGAÇÃO PRAZO CHAMADA

 
A Revista NORUS - Novos Rumos Sociológicos prorroga o prazo para a submissão de contribuições para o dossiê Estado Social: entre as políticas de austeridade e os dispositivos de responsabilização individual. Estamos recebendo contribuições até o dia 15 de NOVEMBRO de 2017.  
Publicado: 2017-09-14 Mais...
 

Edital Chamada para resenhistas.

 

A Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de periodicidade semestral, convida mestres e doutores brasileiros (as) e estrangeiros(as) a enviarem resenhas para serem avaliadas e publicadas na revista. Os pesquisadores que desejam contribuir devem escolher um dos livros indicados no edital e enviar um e-mail para revnorus@gmail.com com nome completo, indicação do livro escolhido e link para currículo lattes, até às 23:59 do dia 11 de agosto de 2017. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de agosto e as resenhas deverão ser entregues para avaliação dos pares até dia 06 de novembro. Para mais informações acesse o edital:

https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/announcement/view/137

 
Publicado: 2017-07-06 Mais...
 

Dossiê Estado social: entre as políticas de austeridade e os dispositivos de responsabilização individual

 

CHAMADA DE ARTIGOS

Dossiê Estado social: entre as políticas de austeridade e os dispositivos de responsabilização individual

A NORUS convida para o envio de artigos que discutam as mutações do Estado social ao redor do mundo a partir da promoção de políticas de austeridade e de dispositivos de responsabilização individual do trabalhador.

Organizadores: Angelo Martins Junior (Goldsmiths College/University of London) e Attila Magno e Silva Barbosa (Universidade Federal de Pelotas).

 
Publicado: 2017-06-07 Mais...
 

Chamada Dossiê "Simmel e as formas de vida"

 

A NORUS – Novos Rumos Sociológicos, revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas, convida pesquisadores da Sociologia e áreas afins para o envio de artigos inéditos para o dossiê: SIMMEL E AS FORMAS DE VIDA

Organizadores: 
Arthur Bueno (Universidade de Erfurt)
Eder Claudio Malta Souza (UFPel)
Elaine da Silveira Leite (UFPel)

Data limite de submissão: 10 de maio de 2017
Previsão de publicação do dossiê: julho/agosto de 2017
Mais informações: revnorus@gmail.com

A submissão dos artigos deve ser feita pelo site REVISTA NORUS. Clique aqui.

 
Publicado: 2016-12-19 Mais...
 

No ar o novo dossiê da Norus "A atualidade de Henri Lefebvre"

 
É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em seu sexto número publica o Dossiê “A atualidade de Henri Lefebvre”.  
Publicado: 2016-12-10 Mais...
 

A Revista NORUS tem novos indexadores internacionais

 

A Revista NORUS no segundo semestre de 2016 passou a ter mais três indexadores internacionais: Citeulike, Mendeley e ResearchGate. 

 

 
Publicado: 2016-12-04 Mais...
 

Novo número da revista NORUS com o Dossiê: “A dinâmica das relações raciais: dados, abordagens e intersecções”

 

O número 5 da Revista Novos Rumos Sociológicos, Dossiê “A dinâmica das relações raciais: dados, abordagens e intersecções” está no ar:  Nesse dossiê, organizado pela Profª Luciana Garcia Mello – UFRGS e pelo Profº Marcus Vinícius Spolle – PPGS/UFPEL, destaca-se a diversidade de temas em trabalhos que abordam questões relativas à dinâmica das relações raciais na sociedade brasileira, bem como casos argentinos.

Os textos da revista á podem ser acessados: NORUS v. 4 n. 5 (2016)

 
Publicado: 2016-07-26 Mais...
 

Revista NORUS indexada

 

Agora a NORUS está indexada no Latindex, Sumários.org, Diadorim, Google Scholar, ROAD e na Bibliothek Universitat Hamburg.

 
Publicado: 2015-08-08 Mais...
 
1 a 14 de 14 itens